Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Neste final de semana, 8 e 9, estão abertas, como sentinelas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 61 (503 Norte) e a Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, das 7 às 19 horas, oferecendo atendimento exclusivo para Covid-19. Já a USF Walter Morato, no distrito de Taquaruçu, que também atenderá a população no sábado, 8, e no domingo, 9, possui atendimento geral 24 horas, no entanto, a realização de testes Covid acontece das 7 às 19 horas. A USF do Jardim Taquari funcionará como sentinela apenas no sábado, 8, também das 7 às 19h.

Além das unidades sentinelas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) destaca que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão funcionando normalmente.

A Semus orienta que, em caso de sintoma gripal, o cidadão busque o atendimento e/ou testagem para Covid-19 nessas unidades sentinelas, que são exclusivas para a enfermidade para que a triagem e a testagem dessa pessoa sejam realizadas na rede.

Em casos de sintomas graves ou moderados, o paciente é encaminhado para uma das duas UPAs, localizadas nas regiões Sul e Norte da Capital, onde fica em observação em leitos de estabilização.

Se houver necessidade de internação, o paciente é regulado pelo Município para um de seus leitos credenciados na rede hospitalar privada, sejam eles clínicos ou de terapia intensiva (UTI). (Secom Palmas)