Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O Centro de Idiomas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está oferecendo 360 vagas para os cursos de Espanhol Básico, Inglês Básico, Inglês Instrumental, Libras Básico, Libras Contextos Escolares e 72 bolsas de estudo integrais.

As inscrições são realizadas por meio de formulário digital, cujos links estão informados nos editais de cada curso. No ato da inscrição o candidato deve preencher todos os campos e anexar a documentação exigida no edital. Recomenda-se ler os editais com atenção, pois todas as informações estão disponíveis no documento.

Podem se inscrever acadêmicos, egressos e servidores da Unitins; estudantes de ensino médio; profissionais da área de educação e pessoas da comunidade externa em geral, vinculadas ou não a instituições de ensino.

As aulas terão início no dia 2 de agosto de 2021 e encerramento previsto para 3 de dezembro de 2021, sendo realizadas de modo remoto, com encontros semanais de 3 horas, por meio de plataformas virtuais e atividades on-line.

A coordenadora do Centro de Idiomas, professora Mariany Almeida Montino, ressalta que a Unitins busca com este programa a promoção de aprendizagens das diferentes línguas e a oferta de um ensino acessível a todos. A professora explica que os valores dos cursos são acessíveis e facilitados e, “além disso, o Centro de Idiomas oferece 72 bolsas de estudo integrais, cujo critério é ter cursado integralmente ou estar cursando o ensino médio em escolas públicas e possuir renda familiar de até R$ 1.500,00 por integrante. Metade das bolsas (36) são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Espanhol Básico

O curso de Espanhol Básico tem carga horária de 120 horas, dividido em dois módulos, com oferta de 40 vagas. Atendendo a seguinte distribuição: Acadêmicos da Unitins, 15 vagas; graduados egressos da Unitins, três vagas; servidores da Unitins, cinco vagas; comunidade externa – estudante de graduação, três vagas; comunidade externa – estudante de Ensino Médio, três vagas; comunidade externa – não estudante, três vagas e bolsistas, oito vagas. Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/espanholbasico

Inglês Básico

O curso de Inglês Básico tem carga horária de 120 horas, dividido em dois módulos, com oferta de 120 vagas. Três turmas, sendo uma no período da tarde e duas à noite. Com a seguinte distribuição: acadêmicos da Unitins, 15 vagas; graduados egressos da Unitins, três vagas; servidores da Unitins, cinco vagas; comunidade externa – estudante de graduação, três vagas; comunidade externa – estudante de ensino médio, também três vagas; comunidade externa – não estudante, três vagas e bolsistas, oito vagas. As três turmas atendem a este mesmo critério. Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/inglesbasico

Inglês Instrumental

O curso de Inglês Instrumental tem carga horária de 60 horas, um módulo, com oferta de 80 vagas, (sendo mais específico para aqueles que já tem noções básicas de inglês. O curso trata de textos acadêmicos) duas turmas, no período noturno. Sendo a seguinte distribuição: acadêmicos da Unitins, 10 vagas; graduados e pós-Graduados egressos da Unitins, duas vagas; pós-graduandos da Unitins, cinco vagas; servidores da Unitins, cinco vagas; comunidade externa-estudante de graduação, cinco vagas; comunidade externa - estudante de pós-graduação, cinco vagas e bolsistas, oito vagas por turma. Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/inglesinstrumental

Libras Básico

O curso de Libras Básico tem carga horária de 60 horas, um módulo, com oferta de 80 vagas. Duas turmas, sendo uma no período da tarde e outra à noite. Mediante o seguinte critério de distribuição: acadêmicos da Unitins, 15 vagas; graduados egressos da Unitins, três vagas; servidores da Unitins, cinco vagas; comunidade externa – estudante de graduação, três vagas; comunidade externa – estudante de ensino médio, três vagas; comunidade externa – não estudante, três vagas e bolsistas, oito vagas por turma.  
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/librasbasico

Libras Contextos Escolares 

O curso de Libras Contextos Escolares tem carga horária de 120 horas, dividido em dois módulos e oferta de 40 vagas, sendo voltado para os profissionais da educação. Turma única no período noturno, com a seguinte distribuição de vagas: profissionais da área de Educação - rede pública, 22 vagas; profissionais da área de Educação - rede particular, cinco vagas; comunidade externa - contato com pessoa surda, cinco vagas e bolsistas, oito vagas. Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/librascontextosesc

Centro de Idiomas

O Centro de Idiomas é um programa de extensão permanente da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), destinado ao atendimento das comunidades interna e externa de todos os câmpus da Unitins. Entre os principais objetivos do programa estão a promoção de aprendizagens das diferentes línguas e a oferta de um ensino acessível a todos, preparando para as exigências sociais e profissionais, e possibilitando o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias à ampliação da comunicação humana e ao progresso da ciência e da tecnologia.

Dúvidas devem ser encaminhadas, exclusivamente, para o e-mail do Centro de Idiomas centrodeidiomas@unitins.br