Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador de Araguaína, em primeiro mandato, Jorge Ferreira Carneiro (PROS), deu, segundo o comunicador Stoff Vieira Costa, "um verdadeiro show de homofobia" durante sessão da Câmara municipal de vereadores na manhã dessa segunda-feira, 10, ao fazer uso da tribuna. Segundo o jornalista, o parlamentar agiu de forma homofóbica ao lhe atacar após publicação de uma matéria de sua autoria que mostrou que vereadores de Araguaína e órgãos de fiscalização municipal foram denunciados ao Ministério Público por desrespeito e omissão ao Decreto Municipal nº 217/20 que obriga o uso de máscaras em todos os locais públicos. 

No discurso, de teor homofóbico e argumentação vulgar, o vereador disse que o jornalista "usa calças mas gostaria de usar saia" e ainda acrescentou que o microfone que o profissional do site usa é outro e que o namorado do mesmo não estaria dando o que o jornalista quer.

“Um problema muito sério aqui é a questão do uso de máscara. Hoje sou matéria de capa no site (…) Eu respeito sua opção sexual, mas é a dele e não a minha (…) como a gente é uma pessoa pública, temos que dar exemplo, mas tem pessoas que não tem o que fazer, talvez tenha que trocar de namorado, porque o namorado que está dando para ele não está servindo, tá pequeno. (…) Eu quero falar para esse Cidadão, que eu sou o policial militar que mais cumpriu ordem. Trinta anos dizendo sim senhor e não senhor. Infelizmente tem pessoas que não tem o que fazer em casa, gosta de outro tipo de microfone e fica queimando os outros. Quero falar o seguinte, estou aberto aqui, se quiser vir pra casa debater apareça (…) que você não sabe o que está fazendo não", afirmou Carneiro.

O repórter lamentou o fato, criticou as falas homofóbicas e afirmou que irá denunciar e acionar a justiça para que o vereador responda pelo crime de homofobia. “É lamentável que um parlamentar, que é um representante do povo, membro de uma Casa de Leis, desça a um nível tão baixo e de extrema vulgaridade. Faltou decoro e faltou educação. Um funcionário público, pago com dinheiro público está sujeito a críticas. Existe um entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) que homofobia é crime e o vereador terá que responder judicialmente. O vídeo já foi repassado para o advogado e vamos entrar com uma ação judicial e registrar uma denúncia pelo crime de homofobia”, disse Stoff Vieira.

Nota da Casa

Por meio de nota a Câmara de Araguaína manifestou sobre o ocorrido, argumentando que o uso da tribuna é prerrogativa institucional e garantido conforme previsão em seu Regimento Interno, "prezando, ainda, que o vereador vem cumprindo devidamente com suas atividades parlamentares, e, por fim, a fala do parlamentar, no caso em comento, não reflete a posição e opinião da Casa de Leis", concluiu a nota.