Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Já estão abertas as inscrições para o curso online de Mediação Cultural - “E agora? Estratégias para mediação cultural no agora”, que será ministrado por Cristina de Pádula e Tania Queiroz entre os dias 1º de junho a 8 de julho. As inscrições vão até o dia 1º de junho e contam com apenas 20 vagas.

O público alvo são estudantes da área de Ciências Humanas, profissionais da área de cultura e interessados. O curso, que terá a carga horária de 40h e acontecerá às quartas e quintas-feiras, será online e tem como objetivo refletir sobre ensino e aprendizagem de arte em espaços culturais. 

Serão estudadas visões de arte e cultura em sua diversidade, partidos curatoriais e suas reverberações, as especificidades de diferentes instituições, e estratégias para uma mediação cultural que possa contemplar amplamente as questões que se colocam na contemporaneidade. Serão realizadas leituras de textos, debates, apresentações de experiências curatoriais e de ações educativas, que proporcionarão a construção coletiva de um programa educativo a ser finalizado ao término do curso. Uma bibliografia de referência será indicada e complementada a partir dos encontros e dos assuntos de interesse predominantes.

Os interessados podem garantir a vaga preenchendo o formulário no link https://bit.ly/3hmnL4y. Informações pelo e-mail: artesplasticas@sescto.com.br.

Perfis

Cristina de Pádula 

Educadora e artista visual, doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, possui mestrado em Artes Visuais pela EBA/ UFRJ; especialização em Linguagens Visuais pela UERJ; especialização em Libras, pela Faculdade São Luis; graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Artes Visuais (licenciatura) Claretiano Centro Universitário. Trabalha com ensino de arte em museus e centros culturais desde 1998. Desde 2010 passa a coordenar programas educativos em diversas instituições com EAV-Parque Lage, Casa França-Brasil, Casa de Cultura Laura Alvim, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Paço Imperial, Museu do Açude, entre outras. Foi professora na EAV-Parque Lage entre 1993-2015 e também foi professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2004 e 2015. Atualmente é professora na Escola Sem Sítio. Atua especialmente com formação de mediadores culturais e elaboração de programas educativos para exposições.

Tania Queiroz

Doutoranda em Arte e Cultura Contemporâneas - Arte, Cognição e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui mestrado na mesma linha de pesquisa e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e Licenciatura em Artes e Sociologia pela Universidade Candido Mendes (2007). Foi professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2005 a 2007. Coordenadora de Ensino, de 2007 a 2016, e professora, de 1992 a 2016, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi Coordenadora da Casa França Brasil - RJ de maio de 2016 a maio de 2017. Foi professora de Artes e Sociologia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2021. Coordena a Escola sem Sítio, uma escola de idéias, com os artistas Cadu e Efrain Almeida e com o curador Marcelo Campos.