Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Investigações realizadas pela 2ª Delegacia de Atendimento a Vulneráveis (2ª DAV), de Araguaína, resultaram no indiciamento de homens suspeitos pela prática dos crimes de estupro de vulnerável, cometidos contra crianças de cinco a 11 anos, em Araguaína. 

Segundo o delegado-chefe da 2ª DAV, Charles Arruda, o primeiro caso ocorreu quando a mãe de uma criança de apenas cinco anos acionou a Polícia Militar do Tocantins (PM) após ter visto imagens de sua filha seminua no aparelho celular de seu companheiro e padrasto da criança. Ao perceber que havia sido descoberto, o indivíduo, que é técnico em informática, fugiu, mas foi preso em flagrante pela PM.

No momento da abordagem, o indivíduo apagou as imagens do dispositivo eletrônico. No entanto, por meio de perícia realizada pela Polícia Federal, o conteúdo foi recuperado e foi utilizado como evidência durante as investigações.

Diante dos fatos, as equipes da delegacia especializada aprofundaram as investigações, as quais comprovaram o envolvimento do homem nos abusos praticados contra sua enteada, sendo sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. O investigado permanece recolhido e à disposição da Justiça na Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA).

Novos casos

Em outro caso de repercussão, a equipe da delegacia especializada prendeu em flagrante um homem de 41 anos pelo estupro de uma criança de seis anos, sendo o indiciado conhecido da família da vítima, estando o mesmo recolhido na CPPA de Araguaína à disposição do Poder Judiciário.

Com base em registro de Boletim de Ocorrência, as equipes da 2ª DAV passaram a investigar o caso de um idoso que é bisavô de uma criança de nove anos, que também foi indiciado por estupro de vulnerável após investigações comprovarem que ele praticou atos libidinosos contra sua bisneta.

Em outro procedimento, também após registro de Boletim de Ocorrência, os policiais civis da 2ª DAV investigaram mais uma denúncia de abuso sexual e descobriram que duas crianças com nove e 11 anos também eram vítimas de abusos sexuais praticados pelo próprio padrasto, o qual foi identificado e indiciado por estupro de vulnerável.

Em outra ação distinta, as equipes da 2ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis foram acionadas pelo Conselho Tutelar a fim de investigar um caso em que um homem de 22 anos teria estabelecido união estável com uma criança de 12 anos, com o consentimento da mãe da vítima. O caso foi descoberto porque a criança passou mal e foi levada a Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína. Na unidade, os médicos desconfiaram da situação e acionaram o Conselho Tutelar que repassou o caso à Polícia Civil. Com o aprofundamento dos trabalhos policiais, o homem e a mãe da criança foram indicados pelo crime de estupro de vulnerável.

Também foram identificados e indiciados por estupro de vulnerável dois irmãos que mantinham relacionamento amoroso com uma adolescente de 13 anos, que engravidou de um deles. 

A 2ª DAV concluiu ainda as investigações e indiciou um homem pelo crime de estupro de vulnerável por haver praticado relações sexuais, não consentidas, com uma jovem colega de faculdade, enquanto ela se encontrava embriagada em uma festa.

Segundo o delegado Charles Arruda, a conclusão das investigações, o indiciamento dos investigados e as prisões são muito importantes e têm por objetivo conscientizar a população sobre a prática de crimes contra a dignidade de crianças e adolescentes. Ele também ressalta que as ações policiais fazem parte do trabalho diuturno da Polícia Civil do Tocantins e serão intensificadas no “maio amarelo”, que é o mês de conscientização contra os abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo Brasil.