Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Espiritualidade é uma forma das pessoas encontrarem significados e propósitos em suas vidas. Elas buscam se conectar consigo mesmas, com os outros e com o que é significativo e sagrado. E isso nem sempre está associado a uma figura divina ou religião. O termo "spirituality" no PubMed, mostra 10.840 artigos sobre o assunto, revelando a importância crescente no meio médico. A Covid-19 e o isolamento social, mostraram o quanto cuidar do espiritual é necessário.

Segundo o professor de psiquiatra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador da sessão de Espiritualidade da Associação Mundial de Psiquiatria, Alexander Moreira-Almeida, a  religião pode trazer serenidade. "Percebemos que não estamos no controle das coisas, desperta para o aspecto da transitoriedade do mundo material, e essa é uma mensagem geral das religiões. E ao trabalhar com o propósito existencial, a vida imaterial e de que existe algo além, a religião pode trazer serenidade para essa situação", diz.

Para Maicon Paiva, espiritualista do Espaço Recomeçar, buscar espiritualidade "é a forma de nos confortar com as situações que não conseguimos lidar racionalmente. A fé motiva as pessoas e dá esperança, o que é essencial no momento em que vivemos". O Espaço Recomeçar, que passou a conceder consultas virtuais viu a procura aumentar durante a pandemia em busca principalmente de limpeza espiritual.

Pensando nisso, o Espiritualista Maicon Paiva, reuniu 4 coisas que podemos fazer para cuidar do nosso espiritual em casa.

• Limpe seu ambiente

Um ambiente bagunçado e sujo com certeza não atrai coisas boas para sua vida. Busque limpar tudo e deixar organizado, limpando sempre de dentro para fora, levando toda a energia negativa. Uma gotinha de amônia na água também pode auxiliar.

• Tenha uma rotina

O que parece bobo aos nossos olhos, é essencial para nosso corpo e espiritual. Mesmo quase 1 ano e meio de isolamento ainda estamos em fase de adaptação, mas acertar a rotina é essencial. Separe um tempo para você e para o trabalho.

• Limpeza espiritual

Tomar banhos e buscar procurar profissionais espiritualistas que te ajudem, aqui no Espaço Recomeçar auxiliamos diversas pessoas a se reequilibrar energeticamente, facilitando os outros aspectos.

• Busque o autoconhecimento

Buscar o autoconhecimento é fundamental, principalmente quando o assunto é saúde psicológica. Ter com que você possa compartilhar isso e se autoconhecer através de um atendimento psicológico.