Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 23ª edição do Circuito Nelore de Qualidade terá início na cidade de Araguaína (TO), nos dias 31 de maio e 1º de junho, na unidade da Friboi no município. A previsão é avaliar, pelo menos, 400 animais. A iniciativa é da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), e tem apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam a importância do Estado na pecuária já que Tocantins possui mais de oito milhões de cabeças de gado, sendo o 11º do ranking nacional.

“O Circuito Nelore é uma iniciativa que avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. Tocantins é um estado com muito potencial, está com grande perspectiva de aumento de rebanho e, consequentemente, crescimento nos abates. Ano passado, os animais terminados a pasto foram maioria, e a expectativa é grande para a etapa deste ano”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

A etapa de Araguaína marca o início do calendário do Circuito Nelore em 2021. As próximas 32 etapas em unidades Friboi serão nas seguintes cidades: Tucumã (PA), Pontes e Lacerda (MT), Araputanga (MT), Porto Velho (RO), Alta Floresta (MT), Colíder (MT), Juara (MT), Marabá (PA), Diamantino (MT), Goiânia (GO), Água Boa (MT), Confresa (MT), Barra do Garças (MT), Pedra Preta (MT), Rio Branco (AC), Nova Andradina (MS), Redenção (PA), Santana do Araguaia (PA), Ituiutaba (MG), Iturama (MG), Pimenta Bueno (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Vilhena (RO), Mozarlândia (GO), Senador Canedo (GO), Lins (SP), Naviraí (MS), Anastácio (MS), Ponta Porã (MS), Itapetinga (BA), Andradina (SP) e Campo Grande (MS).

Neste ano, o Circuito Nelore de Qualidade passou a ter mais um campeonato nacional, “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, em que poderão participar filhos (progênies) de touros identificados. Será uma grande oportunidade de se verificar na prática o resultado do uso de genética selecionada, retornando esta informação para os criadores ou até mesmo para os programas de melhoramento genético.

Outra novidade para a 23ª edição é a Medalha Ouro Branco que valorizará todos os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p) e machos castrados com até dois d.i.p, com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.

Contatos para inscrições

Para participar da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Araguaína, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade local da Friboi pelos telefones (63) 3549 2301 ou (63) 99107 8353, para contatar Lenoir Neto; ou (63) 99238 9395 para falar com Idamar Toledo. Qualquer pecuarista pode participar do Circuito Nelore com lotes a partir de 36 cabeças.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão previstas 40 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito Nelore no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.