Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Para intensificar a vacinação contra a Covid-19 e também a influenza, as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital estarão abertas nesta sexta-feira, 21, no período das 9 às 17 horas. Mesmo sendo ponto facultativo no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) organizou as equipes de saúde que atuam nas unidades de forma a atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) neste dia.

De acordo com a diretora da Atenção Primária da Semus, Terezinha Ferreira Teles, além das unidades sentinelas, que são espaços reservados para atendimento da Covid-19, as demais irão funcionar durante toda a sexta, evitando, assim, que as pessoas procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e que os atendimentos nestes espaços fiquem sobrecarregados. “A orientação é para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram contra a Covid-19 e a Influenza aproveitem o dia e procure uma das unidades para receber a dose da vacina”, recomenda a diretora, reforçando o intervalo de 14 dias necessário entre uma vacina e outra.

Vacinação Covid-19

Podem se vacinar pessoas acima de 40 anos com comorbidade; pessoas acima de 18 anos que possuam deficiência permanente, insuficiência renal crônica, pessoas imunossuprimidas, grávidas e puérperas com comorbidades e/ou demais fatores de risco.

Documentos necessários

Para receber a vacina, a pessoa deve comparecer ao local da vacinação com documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina, laudo ou relatório médico comprovando a comorbidade. No caso das mulheres grávidas, é necessário também levar exame que ateste a gestação. Já as puérperas precisam levar registro de nascimento do recém-nascido ou Declaração de Nascido Vivo ou Natimorto, que ateste o parto ocorrido em até 45 dias. É imprescindível a apresentação de original e cópia da documentação comprobatória da comorbidade. O documento fica retido no ato da vacinação.

Influenza (H1N1)

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas com atestado médico, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da saúde. Para vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinas e o cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

Funcionamento das Unidades (Sexta e Sábado)

Todas as Unidades de Saúde da Família e as Sentinelas sendo elas: (USFs) da Arne 53 (406 Norte), Arno 61 (503 Norte), Arse 131 (1304 Sul), Arse 75 (712 Sul ) e também nas USFs Eugênio Pinheiro (Aureny I) e José Lúcio (Lago Azul), vão abrir das 9 às 17 horas. No sábado, 22, e abrirá as USFs Francisco Júnior na Arso 41 (403 Sul), Arso 111 (1.103 Sul) e José Hermes no Setor Sul, também das 8 às 17 horas. (Secom Palmas)