Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 21, dezenas de policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Gurupi (7.ª DRPC), comandados pelo delegado-regional, Joadelson Rodrigues Albuquerque, saíram às ruas da cidade no sentido de dar cumprimento a vários mandados de prisão contra indivíduos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

Denominada de Operação “Loki”, a ação policial resultou na prisão de sete pessoas suspeitas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Além disso, durante as incursões, os policiais civis da 8.ª Divisão de Repressão ao Crime Organizado (8ª DEIC), da 3.ª DHPP e da 3.ª DP, de Gurupi, apreenderam cerca de 300 gramas de crack, além de várias porções de maconha, e cocaína, R$ 6 mil em dinheiro, balança de precisão e outros objetos de origem ilícita que estavam em poder dos investigados.

Segundo o delegado Joadelson, durante as ações da operação que visa reprimir a modalidade criminosa conhecida como micro-tráfico, os policiais civis, com apoio de militares do Grupo de Operações com Cães (GOC), do 4.º Batalhão da PM de Gurupi, efetuaram as prisões, em cumprimento a mandados de prisão por tráfico de um casal, sendo o homem de 44 e a mulher de 36 anos.

Em continuidade as buscas, em outro imóvel, os agentes localizaram uma mulher de 22 anos, em cuja residência foram apreendidas várias porções de drogas. Na mesma ação os policiais também efetuaram as prisões da irmã da mulher, uma suspeita de 18 anos e de seu namorado, de 23 anos.

Na sequência, os policiais efetuaram as prisões de um homem de 36 anos, o qual foi localizado com porções de drogas e, por isso, foi preso em flagrante. Logo após, em outro setor, os agentes localizaram uma mulher de 25 anos, que também era procurada por tráfico e deram cumprimento ao mandado de prisão da mesma. Por último, um homem de 25 anos, também foi detido durante as ações da operação e autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Todos os presos foram conduzidos a Central de Atendimento da PC-TO, em Gurupi, onde o homem de 23 anos, a mulher de 18 anos e o indivíduo de 36 anos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Na ocasião, também foi dado cumprimento a mandados de prisão contra os outros quatro detidos, por tráfico e associação para o tráfico.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, os homens foram recolhidos à Casa de Prisão Provisória de Gurupi e as mulheres encaminhadas para uma Unidade Prisional Feminina do Estado. Todos ficarão à disposição do Poder Judiciário.

“É importante frisar que as investigações estavam sendo realizadas há três meses e tinham por finalidade desarticular essa rede de microtraficantes que agia vendendo drogas em vários setores de Gurupi, o que resultava no cometimento de outros crimes, haja vista a grande quantidade de objetos e bens apreendidos que, provavelmente, foram roubados ou furtados e depois trocados por porções de drogas”, disse o delegado.

A operação foi batizada de Loki em alusão ao deus da mitologia nórdica que é considerado o deus da trapaça e da travessura. Ele também é mestre dos disfarces e pode assumir a forma que quiser. “A operação recebeu o nome do Deus Loki, uma vez que os traficantes se disfarçavam no intuito de evitar serem flagrados pela Polícia, na prática dos atos. Para isso eles mudavam constantemente os chips de seus aparelhos celulares e também a forma e onde atuavam para continuar comercializando entorpecentes”, ressaltou a autoridade policial.