Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, prestigiou nesta segunda-feira, 24, a reunião dos vereadores dos municípios que fazem parte do Vale do Araguaia. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) com o objetivo de discutir a criação da União de Vereadores do Vale do Araguaia (UVVART). O encontro contou com a presença do presidente da Aleto, o deputado estadual Antônio Andrade e demais deputados estaduais.

Em um primeiro momento, devem fazer parte da entidade vereadores das cidades de Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Pium, Nova Rosalândia, Abreulândia, Cristalândia, Barrolândia, Divinópolis, Miranorte, Marianópolis, Araguacema e Caseara, mas não está descartada a participação de vereadores de outros municípios da região.

De acordo com um dos líderes do movimento pela criação da entidade, o vereador Clebinho Cavalcante, de Caseara, a ideia está em formatação e essa reunião em Palmas foi importante para buscar apoio dos deputados estaduais e do governador Mauro Carlesse.

O vereador Clebinho Cavalcante afirmou que a criação da entidade é uma forma de fortalecer a categoria, bem como, os próprios municípios. “Hoje estamos aqui para apresentar a proposta ao presidente Antônio Andrade e ao governador Mauro Carlesse. O presidente da Assembleia Legislativa, que também já foi vereador, está nos apoiando, e o governador Mauro Carlesse abriu as portas do Palácio Araguaia”, frisou.

O governador Mauro Carlesse destacou que a criação da entidade é uma forma democrática de os vereadores se organizarem e participarem melhor do processo de desenvolvimento dos seus respectivos municípios. “Eu sempre defendo a harmonia entre o Executivo e o Legislativo e, nos municípios, os vereadores é que estão mais próximos da comunidade, portanto, devem ser sempre ouvidos e valorizados”, pontuou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, disse que essa entidade vai permitir uma aproximação maior entre os vereadores e os deputados. “Eu, a exemplo do governador Mauro Carlesse, sempre procurei ser municipalista. A Assembleia tem esse papel de legislar e procurar ver as dificuldades dos colegas vereadores e as sugestões apresentadas por eles é que vão originar as leis e benefícios para os municípios. Portanto. Essa união de vereadores só tem a somar”, ressaltou.