Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A maioria são pacientes vítimas de trânsito por motocicleta

A maioria são pacientes vítimas de trânsito por motocicleta Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros A maioria são pacientes vítimas de trânsito por motocicleta A maioria são pacientes vítimas de trânsito por motocicleta

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. Por tal razão, a direção do Hospital Geral de Palmas (HGP) alerta a população sobre a importância de atitudes positivas no trânsito para a redução do número de acidentes. Conforme o Escritório da Qualidade do HGP, de janeiro a abril deste ano, o Pronto-Socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou 642 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito.

O médico ortopedista do HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues, explica que "pacientes politraumatizados podem ter associados traumas do sistema musculoesquelético, traumatismos cranianos ou toracoabdominais. O HGP dispões de equipes médicas multidisciplinares, entre os quais ortopedistas, cirurgiões gerais, neurocirurgiões, bucomaxilos e equipe multidisciplinar para apoio, cuidados e suporte ao paciente como equipe de enfermagem, serviço social, psicólogas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas entre outros", ressaltou.

Para o diretor, Leonardo Toledo, “os acidentes de trânsito, além de superlotar a unidade hospitalar, ainda causam transtornos na rotina do paciente traumatizado .Outra questão relevante a se destacar é o elevado gasto público com internações e procedimentos de alta complexidade, por isso a importância da sociedade se sensibilizar com o trânsito. O HGP, considerada unidade é referência para os municípios tocantinenses, dispõe de uma equipe qualificada no serviço de ortopedia e traumatologia, que realizam diversos procedimentos de alta complexidade”, afirma.

O paciente Edmilson Cirqueira foi vítima de acidente de trânsito em Paraíso do Tocantins. “Eu pilotava a moto  indo para casa e fui atropelado por um carro. Com fratura exposta,  fui encaminhado para o HGP e realizei cirurgia imediatamente no centro cirúrgico. Que as pessoas possam ter mais cuidado para evitar acidentes”, declarou.