Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A produção de lives teve um crescimento exponencial devido à pandemia e a necessidade de isolamento social. Contudo, aos técnicos e produtores do universo da música, muitas são as dúvidas em mixagem profissional nas transmissões ao vivo. Para sanar todas as dúvidas e ainda oferecer muita informação e conhecimento, uma capacitação intensiva será oferecida aos profissionais do áudio por Daniel Mangaba, com produção executiva do Coletivo Agulha Cenas. O curso “Descomplicando o Áudio da Live” está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 24, até o dia 5 de junho, pelo link https://forms.gle/ZpRmy8CUerSj7mpP6.

Oferecido na modalidade remota no período de 7 a 11 de junho, o curso é gratuito e contará com 20 vagas disponíveis. Ele será ministrado pelo profissional de áudio Daniel Mangaba, de Palmas, que compartilhará com os participantes a experiência adquirida ao longo de cinco anos de trabalho com transmissões e na formação técnica de profissionais do áudio, de uma forma direta, objetiva e completa.

Conteúdo programático

O conteúdo será difundido através de dez videoaulas que terão quinze minutos de duração, totalizando a carga horária de 150 minutos. As aulas englobarão fundamentos do áudio, compressão e equalização no contexto de Live show, técnicas para mix in the box (conceito de mixagem de áudio feita em transmissões e gravações, referências de monitoramento de áudio; efeitos; master fader; e masterização. “Abordaremos as principais diferenças da mixagem entre o presencial e a internet, além de muitas dicas e informações baseadas em perguntas mais frequentes”, adianta.

As videoaulas serão disponibilizadas no canal do Youtube Descomplicando o Áudio da Live e, além disso, será criado um canal no Telegram para tutoria, esclarecimentos de dúvidas e contato direto do público com o proponente. “Esse contato direto com o público-alvo do projeto fará com o que conteúdo seja difundido amplamente e gerará também uma proximidade maior já que os encontros presenciais estão restritos”, aponta.

Projeto

O projeto foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.