Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando o período crítico de queimadas na região, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, trabalha para impedir a propagação de incêndios no município.

Para isso, nesta terça-feira, 25, iniciou o curso de brigadistas que formarão a Brigada Municipal de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (Brigada Guará), criada pelo Projeto de Lei nº 01/2020, de 19 de março do ano passado.

O curso é resultado de parcerias da Prefeitura de Guaraí com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar (Colinas do Tocantins), Defesa Civil, Ibama e Naturatins.

Os participantes, futuros brigadistas, são servidores públicos municipais, além de dois voluntários do assentamento Soledade, totalizando 12 integrantes, podendo ser expandido.  

Ministrado pelo 2° sargento Herculano Francisco Gois e o cabo Eglison Abade dos Santos, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, o curso iniciou nesta terça-feira, 25, com aulas teóricas, na quarta-feira, 26, segue com a prática do que aprendeu pela teoria, e finaliza quinta-feira, 27, com avaliação teórica e prática.   

O vice-prefeito de Guaraí, Donizete Rocha, participou da solenidade de abertura, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Weliton Mendonça.

Roçagem

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí intensificou os serviços de roçagem e limpeza nas regiões mais críticas do município. Áreas próximas às unidades básicas de saúde, hospital, postos de combustíveis, praças, comunidades e assentamentos, margens de rodovias, a fim de garantir segurança à população, evitando e prevenindo, dessa forma, a possibilidade de incêndios.