Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com a Sociedade Brasileira de Combate ao Glaucoma, a doença atinge 1 milhão de pessoas no Brasil. De acordo com o IBGE, cerca de 582 mil brasileiros não conseguem enxergar. Uma pesquisa Ibope, divulgada em 2013, diz que 1/3 dos brasileiros com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista, então nem sabem se possuem a doença de forma leve ou tendência hereditária de adquiri-la.

A mesma pesquisa destaca que glaucoma, que é uma doença silenciosa, atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, o que representa cerca de 1 milhão de pessoas. O risco de desenvolver a doença chega a triplicar após os 70 anos.  Hoje o Brasil celebra o Dia de Combate ao Glaucoma como uma maneira de chamar atenção para a doença e para a necessidade de combate e de prevenção a essa doença.

Neste momento de pandemia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), destaca que há uma preocupação muito grande com a expansão do Glaucoma. De acordo com a entidade, o número de exames para detecção precoce de glaucoma caiu 30% devido à diminuição da quantidade de pacientes que vão às unidades de saúde.  O CBO enfatiza que a doença é principal causa de cegueira evitável.

Um Levantamento feito pela entidade mostra que “quase 1,6 milhão de exames com essa finalidade diagnóstica deixaram de ser feitos somente no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os dados, pelo menos 6,7 mil procedimentos cirúrgicos que poderiam reverter e tratar a doença, também deixaram de ser feitos em 2020. A pesquisa aponta ainda que essa queda prejudicou a investigação de possíveis casos novos da doença, contribuindo para o atraso no tratamento e o acompanhamento de situações confirmadas, que exigem monitoramento para evitar o agravamento.

Tendo por base números do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, o CBO informa que em todas as regiões brasileiras foi registrada diminuição no número de exames preventivos para glaucoma. Em São Paulo, foram 348,6 mil exames a menos; na Bahia, a queda ficou em 202,4 mil exames aplicados; e no Rio Grande do Sul foram 122,5 mil exames a menos.

Projeto tramita na Câmara

O deputado federal Carlos Gaguim, atual vice-líder da maioria no Congresso Nacional, tem se preocupado com a questão e, por este motivo, apresentou dois Projetos de Lei que tratam do assunto. São eles o Projeto de Lei 10988/2018  que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização e acompanhamento no exame oftalmológico para diagnóstico precoce da retinoblastoma e glaucoma congênito nas maternidades, unidades de saúde e todos os estabelecimentos hospitalares de pediatria que integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e  o  Projeto de Lei 3175/2019 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da classificação da cirurgia refrativa como procedi mento reparador funcional, sobretudo para os portadores de glaucoma.

Segundo o deputado, quanto mais as pessoas tiverem acesso a identificação precoce da doença, menos teremos brasileiros sofrendo com cegueira parcial ou absoluta, causada pelo Glaucoma. “Com conscientização e políticas públicas eficazes, que permita a todos o acesso a tratamento e identificação, podemos vencer essa doença”, finalizei.