Toda a seriedade que exige a administração pública, os negócios e os muitos projetos de consultoria e liderança são acalentados no talento para a poesia, contos, ensaios e dramaturgia de Edson Cabral. A vida e obra deste administrador e escritor estarão em destaque nesta quarta-feira, 26, no Programa Cena Protagonista, que acontece às 21 horas, nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Cia Cenaberta de Teatro.
Algumas curiosidades sobre a sua vida enquanto administrador e secretário estadual e a sua essência artística serão abordadas. Na trajetória enquanto escritor, Cabral é titular da Cadeira 26 da Academia Palmense de Letras, cujo Patrono é o escritor e educador Darcy Ribeiro, e as suas publicações como Tocante – Considerações de um pioneiro; Espelhos, direções e adaptações em dramaturgias teatrais como o Mercador de Veneza e Vadinha Comia Muito Bem, além de muitos outros projetos artísticos desenvolvidos por sua produtora Taquaruçu Garden.
Natural de Natal (RN), o administrador formado pela Universidade Católica de Brasília, com Especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo (SP); MBA em Liderança Empresarial pela Fundação Dom Cabral; MBA em Designer Estratégico pelo Instituto CRIE em Turim (Itália). É palestrante em eventos relacionados com o ensino de Administração e de Gestão de Pequenos Negócios. Poeta e autor de livros, crônicas e ensaios, integrante da Academia Palmense de Letras.
No Tocantins atuou com destaque como diretor técnico do Sebrae Tocantins, Secretário de Governo da Prefeitura de Palmas e Vice-Presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Foi Secretário da Administração do Estado do Tocantins (Secad), conselheiro federal e atualmente é conselheiro regional do CRA Tocantins e secretário da Agência Tocantinense de Regulação (ATR).
Projeto
O Cena Protagonista vai ao ar toda quarta-feira, às 21 horas, nas redes sociais da Cia Cenaberta. Apresentado pela atriz e produtora cultural Bell Gama, da Cia Cenaberta de Teatro, a exibição do Cena Protagonista com Edson Cabral é 6º programa da temporada, que já entrevistou os poetas Osmar Casagrande, Josafá Miranda e Francisquinha Laranjeira, o cineasta Nival Correia e o mestre de cultura popular Wertemberg Nunes.
No bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico. O programa é produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, com a direção do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.
Apresentadora
Bell Gama é atriz e produtora cultural, sócia-fundadora da Cia. Cenaberta. No teatro, dirigiu leituras dramáticas para o Sesc-TO, como: Escola de Mulheres – Molière – (2007) e A História é uma Istória – Millor Fernandes (2014). Atuou em vários espetáculos, entre eles: Tupy or not tupi (2002-2004; Paixão de Cristo (2003-2004); O musical: O Resgate de Roseline Brow (2007); Dias Difíceis (2012-2016); ; L!ngua preZa (2016); O Antiquário Frankl (2019-2021); e De Caso com a Solidão (em montagem) Realizou a Produção executiva e Assistência de direção da Comédia Drácula.
No cinema atuou nos curtas: Cheque ou Mate (2008); Tempos Difíceis (2010); O Som de Lá (2012); e, Edital Cultural (2016). Também atuou nos longas: O Nome da Morte (2018); O Pastor e o Guerrilheiro (2020) e das séries: Para TV Brasil – O Boneco de Barro e o Rei (2018); e Para Netflix – O Escolhido, segunda temporada (2019). Bell Gama é também arte-educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Poquelin – Formação inicial para o teatro, promovido pelo grupo teatral da qual é integrante. Desde 2002, tem a personagem “Raymunda” que faz esquetes do cotidiano.