Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Ministro Marcelo Queiroga (C) participou da reunião Ministro Marcelo Queiroga (C) participou da reunião

O diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues, e o superintendente executivo, Osvair Murilo da Cunha, participaram nessa terça-feira, 25, em Brasília/DF, de uma reunião entre a CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais e Entidades Filantrópicas), lideranças de 17 federações e o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Durante a reunião foi solicitado ao Governo Federal um auxílio financeiro para as instituições no enfrentamento à Covid-19 e atendimento de demais enfermidades. A expectativa é que uma Medida Provisória seja editada nos próximos dias. “É um recurso necessário para que tenhamos condições de dar continuidade aos atendimentos a pacientes com Covid-19, em função do crescimento dos casos na nossa região e do aumento dos custos com insumos e medicamentos”, destacou Padre Bruno.

A saúde filantrópica é responsável por mais de 50% de atendimento da média complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e mais de 70% da alta complexidade. Único hospital filantrópico do Tocantins, o Hospital Dom Orione beneficia usuários de todo o Estado, além do Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão. Dentre as especialidades atendidas, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia, a Cirurgia Cardíaca e o tratamento à Covid-19.

Além do presidente da República, também estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.