Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital

A Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital A Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital visa propiciar boas oportunidades de negócios e conhecimento para produtores rurais do Tocantins que terão a Feira como vitrine para o Brasil e o mundo.

Ao falar da expectativa quanto à realização da Agrotins 2021 100% Digital, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, destaca sua alegria e satisfação em perceber a empolgação de todos que de alguma forma participam da maior Feira da região Norte do Brasil. “É satisfatório perceber este sentimento de ansiedade e boas expectativas para que a Agrotins 2021 100% Digital ocorra. Vamos oferecer o que for possível para apoiar todas as cadeias produtivas. Nosso formato 100% digital tem sido modelo para outros eventos e assim seguiremos, inovando e não deixando que as dificuldades que possam surgir impeçam o desenvolvimento do Tocantins”, ressaltou. 

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, reforça que a vida no campo já está sendo transformada pelas necessidades e desafios da tecnologia e que a Feira é uma grande oportunidade para atualização sobre estes temas. “O evento vai aproximar a tecnologia do produtor e para isto vamos abordar muitos assuntos como, por exemplo, a tecnologias avançadas na agricultura, seja com drones, sistema de semeadura de precisão, sistema de alimentação automática ou robôs de colheita. O objetivo é incentivar as empresas tradicionais agrícolas a investirem em soluções inteligentes”, afirmou o secretário.

Parceria fechada

Forte parceira da Agrotins 2021 100% Digital desde sua primeira edição, a Embrapa Pesca e Aquicultura tem acompanhado o crescimento da Feira ao longo do tempo e para esta edição, especialmente, traz o lançamento da Maratona Inove Aqua, que visa incentivar estudantes ou recém-formados a apontar soluções para os desafios da piscicultura.  

“A Embrapa é parceira da Agrotins desde 2001, sempre apoiando no planejamento, tanto no formato presencial como no atual formato de 100% Digital, e ficamos felizes em trazer esta novidade da Inove Aqua. Times serão formados e desafiados a encontrarem soluções viáveis para a cadeia produtiva da piscicultura brasileira. As soluções serão trabalhadas, apresentadas e avaliadas por jurados e comitês técnicos. Serão julgados os itens tecnologia, usabilidade, qualidade, design e originalidade.  Será uma maratona de conhecimento e integração”, explicou Daniel Fragoso, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa.

Ao final haverá premiação para as melhores soluções tecnológicas classificadas em 1°, 2° e 3° lugar. Além do Inove Aqua, a Embrapa terá participação na Programação ao Vivo em cinco Painéis (Agro 4.0, Programa ABC, Carne Carbono Neutro, Aquicultura e Cadeia produtiva do Arroz no Tocantins: análise de mercado); na plataforma Campo do Conhecimento com palestras gravadas e no Pavilhão Institucional da Embrapa, com informações para o público em geral e disponibilização de diversas tecnologias.

A Feira

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Nos dias de programação, o público terá acesso a uma programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo do Tocantins. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o fim da Agrotins 2021 100% Digital. 

A plataforma também conta com a aba Expositores, local onde as empresas e demais parceiros da Agrotins trazem as principais novidades tecnológicas usadas no campo e também negociam os seus produtos e serviços.