Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

O Hospital Geral de Palmas (HGP) alcançou a marca de 15 mil procedimentos realizados pelo serviço de Hemodinâmica, que possui mais de nove anos de existência. Somente em 2020, foram realizados 1.736 procedimentos. O serviço mantém fila zero de procedimentos durante a pandemia.

O médico cardiologista intervencionista, Andrés G. Sánchez realizou o procedimento número 15 mil e explica: “Foi um cateterismo cardíaco de um adulto, o qual tinha sido solicitado na semana passada pelo município e agora foi realizado com sucesso. Os pacientes ambulatoriais conseguem agendar rapidamente os procedimentos devido à que temos fila zero no Serviço de Hemodinâmica do principal Hospital público do Estado. Este momento é muito importante para o serviço, demonstra o trabalho de toda uma equipe altamente qualificada em procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista, cirurgia endovascular, arritmologia, neurologia e colangiografia endoscópica, focando na qualidade da prestação do serviço de saúde público ao paciente”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, o Tocantins está se tornando referência em procedimentos cardíacos na região norte. “Somos referência em alta complexidade quando se fala em procedimentos cardíacos. Durante este período o setor no HGP recebeu investimentos, com equipamentos de ponta, além de contar com profissionais qualificados e empenhados para melhor atender aos usuários. Além disso, estamos ampliando o serviço, com obras para instalação de mais um equipamento de Hemodinâmica e ampliação da sala de recuperação pós-anestésica (RPA), o que fortalecerá mais o serviço”, concluiu.

A auxiliar de serviços gerais, Minelva Neta Barbosa, de 53 anos, veio de Pedro Afonso, para realizar o procedimento e já recebeu alta médica. “Fiz exame recentemente e tive que realizar o cateterismo. Graças a Deus foi bem rápido, menos de uma semana já foi agendado, agora fiz e já estou indo para casa. Agradeço toda a equipe de profissionais do serviço, foram maravilhosos”, declarou.