Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os depoimentos dos governadores convocados pela CPI da Pandemia vão começar no dia 29 de junho, de acordo com o calendário de oitivas divulgado pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD/AM) nesta quinta-feira, 27.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL) está entre os convocados, ele deve ser ouvido pelos senadores no mês de julho. Nesta quinta-feira, 27, o governador declarou que está tranquilo quanto à convocação e garantiu que vai comparecer ao plenário da CPI. “Estou à disposição. Assim que me chamarem estarei lá”, afirmou.

De acordo com o calendário, o primeiro governador convocado será Wilson Lima, do Amazonas. Ele vai prestar depoimento no dia 29 de junho. Em seguida, Hélder Barbalho, do Pará, em 30/06. O governador do Piauí, Wellington Dias, será o terceiro convocado no dia 1º de julho.

Outros seis governadores, entre eles Carlesse, deverão ser ouvidos na sequência. O chefe do Executivo do Tocantins deverá ser questionado a respeito da destinação de recursos federais no combate à covid-19 no Tocantins, especialmente detalhes a respeito da Operação Personale, realizada pela Polícia Federal no ano passado e que investigou superfaturamento em contratos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para compra de máscaras de proteção.

Confira o calendário completo das próximas oitivas.