Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Alimentos com código de rastreabilidade

Alimentos com código de rastreabilidade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alimentos com código de rastreabilidade Alimentos com código de rastreabilidade

A Agricultura 4.0 já é uma realidade na vida dos produtores tocantinenses e por isso se tornou o tema da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital. A junção de automação e conectividade tem aumentado a eficiência das produções, a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo em que promove uma redução nos custos. Todos esses assuntos serão explorados durante a realização da Feira, entre os dias 15 e 18 junho. 

O casal Marcos Ferreira e Michele Menezes, proprietários da Chácara Tucunaré, que compõe o projeto São João, em Porto Nacional, é um exemplo de produtores que investiram na conectividade para aumentar o valor agregado dos seus produtos. 

Por meio das redes sociais e do site da chácara, eles estabeleceram um modelo de e-commerce pelo qual os clientes podem montar sua cesta de produtos e recebê-los em casa. “Nossa ideia inicial era ligar de maneira direta quem de fato produz ao consumidor final e com isso desenvolvemos nosso site e as entregas por delivery”, ressalta Márcio. 

O diferencial dos alimentos produzidos por Marcos fica por conta dos selos de origem e rastreabilidade. Após a colheita os alimentos recebem um adesivo com o código em QR Code e ao apontar a câmera do celular para o código o consumidor consegue ter informações importantes sobre aquele alimento. “O cliente pode conferir informações desde que atividades nós fizemos naquele plantio, a data em que ele foi colhido, e a rota que ele fez até chegar no cliente. Além disso, nós direcionamos o cliente para o nosso site e lá ele pode ter informações também sobre a responsabilidade social que nós temos com nossos trabalhadores, por exemplo, não usamos e vai contra os nossos princípios o uso de mão de obra infantil”, completa.

Mercado em expansão

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, destaca que soluções tecnológicas, como as desenvolvidas por Marcos, reforçam a necessidade do tema da Agrotins 2021. “Precisamos discutir cada vez mais sobre inovação, tecnologia e a área do agronegócio; o uso de tecnologias que ajudam na redução de custos ambientais e também sociais já é uma realidade nas produções rurais e está em expansão. E para o Tocantins que possui uma vocação agrícola crescente para o agronegócio, com abundância de água, clima e solo favoráveis para a produção, o tema da Agricultura 4.0 se torna necessário.” 

Sobre a Agrotins 2021

A Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital ocorre entre os dias 15 e 18 junho com oito horas diárias de programação ao vivo, que contará com cursos, palestras, workshops, exposição de produtos e serviços. 

Os empresários interessados em expor seus produtos na Feira já podem acessar a plataforma da Agrotins por meio do endereço https://agrotins.to.gov.br/ e conhecer o sistema ao qual devem se cadastrar.