Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para concorrer à gestão de 2021-2025 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi lançada, virtualmente, a Chapa “Inova UFT”, composta pela contadora e Profª. Dra. Marli Terezinha Vieira, candidata a Reitora, e pelo advogado e Prof. Dr. Vinicius Pinheiro Marques, para Vice-reitor. A nova chapa afirma ter o anseio de promover uma universidade "versátil, democrática e inovadora", que se posicione como referência entre as instituições de ensino superior do Norte do País.

De acordo com os professores, que atuam na UFT há mais de 10 anos, a candidatura é por acreditar na construção de uma universidade socialmente referenciada, por meio de trabalho coletivo, tendo as pessoas como elementos centrais da política de gestão.

O foco principal da gestão será a valorização das pessoas, e o fortalecimento de incentivos a realização de eventos que fomentem a educação, ciência, cultura e tecnologia no Tocantins.

Perfil dos candidatos

Marli Terezinha Vieira – Candidata a Reitora da UFT

É graduada em Ciências Contábeis e Direito, especialista em Controladoria, mestre em Ciências Contábeis e doutora em Administração. Atualmente cursa o pós-doutorado em Inovação e Transferência de Tecnologia e pós-graduação em Análise de Dados.

Atua como professora-pesquisadora na UFT, no curso de Ciências Contábeis e no mestrado profissional PROFNIT. Coordenou o Curso de graduação em Ciências Contábeis entre os anos de 2013 e 2015. Exerceu temporariamente a função de pró-reitora e assessora na PROAP-UFT e de Diretora de Políticas Educacionais na Prograd-UFT. É diretora de ensino e pesquisa da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis.

Vinicius Pinheiro Marques – Candidato a Vice-reitor da UFT

Doutor em Direito, com distinção “Magna Cum Laude”, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela UFT e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos – UFT, e dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFT, UNICATÓLICA e Ceulp/Ulbra. Coordenador do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins entre 2011-2013, 2013-2015 e 2019-2021. Atualmente está como Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB/TO).

Propostas

 Implantar políticas inclusivas e que garantam diversidade à comunidade acadêmica da UFT, mantendo a pluralidade institucional. É em torno do capital intelectual e social que se constrói uma universidade para todos;

 Incentivo a atualização do Estatuto da UFT, tendo em vista as transformações políticas, econômicas, sociais e ambientais ocorridas a nível mundial e com reflexos a níveis locais;

 E a implantação de um escritório de projetos para fomentar o ensino, pesquisa, inovação e extensão, que beneficiará a comunidade acadêmica e a comunidade externa à universidade.

Para conhecer mais sobre os candidatos e propostas, siga a @inovauft nas redes sociais.