A Secretaria da Saúde de Araguaína vai iniciar nessa quinta-feira, 3, a primeira etapa de vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores da educação. Atualmente, o Município possui 12 mil doses em estoque para garantir a imunização dos grupos que já foram liberados pelo Ministério da Saúde.
“Araguaína vai dar início à vacinação dos trabalhadores da educação seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde que orienta iniciar a imunização desse grupo pelos profissionais que trabalham com crianças com idade mais jovem, que são as creches e pré-escola. À medida que estes trabalhadores forem vacinados, o imunizante será disponibilizado também para os trabalhadores da educação que atuam com um público de idade superior”, explicou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
Por ser considerado um serviço essencial de combate à pandemia, a vacinação será feita também durante o período de restrições estabelecido pela Prefeitura de Araguaína, que vai dos dias 3 a 7 de junho. Por meio de decreto a prefeitura estabeleceu cinco dias de restrição em Araguaína, para atividades não essenciais na cidade. O documento também orienta a população quanto ao funcionamento dos órgãos públicos municipais que terão atividades suspensas, como o atendimento ao público. Além de proibida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade, também estarão suspensos os atendimentos em órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda, que seguirá apenas com os serviços on-line disponibilizados no site da prefeitura.
Cronograma
No dia 3, será realizada primeira dose Astrazeneca/Fiocruz para os trabalhadores da educação que atuam em creches e pré-escolas. A vacina estará disponível das 8 às 16 horas na UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul e UBS José Ronaldo (Setor Dom Orione).
Dia 4, receberão a primeira dose Astrazeneca/Fiocruz trabalhadores da educação que atuam em creches e pré-escolas. A vacina estará disponível das 8 às 16 horas na UBS Avany Galdino (Bairro São João), UBS JK e UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores).
Dia 7, a primeira dose Astrazeneca/Fiocruz será aplicada aos trabalhadores da educação que atuam em creches e pré-escolas. A vacina estará disponível das 8 às 17 horas no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago.
Documentação necessária
Para receber a primeira dose da vacina é necessário levar o cartão de vacinação, documento pessoal com foto, cartão do SUS e declaração de vínculo com a instituição de ensino. A Declaração de vínculo deverá ser original, assinada e carimbada pelo gestor especificando a função e o nível de ensino.
Após as restrições
Após o período de restrições, entre os dias 8 e 11 de junho, a vacinação para os trabalhadores da educação será direcionadas aos que trabalham no Ensino Fundamental, juntamente com a imunização para idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos.
As doses estarão disponíveis das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 na UBS Dr. Francisco, UBS Araguaína Sul, UBS JK, UBS Manoel Maria (Setor Cimba), UBS Nova Araguaína e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Também após o lockdown, as demais unidades básicas de saúde estarão realizando as vacinações de rotina e influenza.