Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), une esforços para prover o setor produtivo com informações meteorológicas e agrometeorológicas para auxiliar o processo de planejamento e da tomada de decisão agrícola, com o objetivo principal de minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. 

Com esse intuito, e considerando o grande número de informações já existentes, e muitas vezes desconhecidas por quem tem o papel importante no setor produtivo, foi criado o aplicativo Infotempo Tocantins.

O aplicativo será apresentado durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, que será realizada de 15 a 18 de junho de 2021, na plataforma digital pelo acesso www.agrotins.to.gov.br.

Em plena operação, o Infotempo Tocantins reúne informações dos principais órgãos oficiais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil, disponibilizando-as de forma simples e clara. “O público-alvo é composto por extensionistas rurais, técnicos agropecuários, agrônomos, produtores rurais [pequenos, médios e grandes], estudantes, indústria, comércio e a sociedade civil”, detalhou o secretário da Seagro, Jaime Café.

No Infotempo Tocantins, o usuário acessa dados da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e da Unitins. Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar o Play Store.

Funcionalidades do aplicativo

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro e um dos responsáveis pela operação do aplicativo, Alexandre Barreto, é possível consultar as condições do tempo para várias regiões do Tocantins. As previsões são fornecidas em quatro períodos distintos: manhã, tarde, noite e madrugada.

O aplicativo também disponibiliza mapas de monitoramento agrometeorológico, onde é possível fazer o acompanhamento de informações de interesse agronômico, tais como: evapotranspiração, disponibilidade de água no solo, temperatura média, entre outras.

“O tempo influencia diretamente em diversas atividades agrícolas desenvolvidas na propriedade. Visando orientar as tomadas de decisão, o aplicativo apresenta mapas indicativos para tratamento fitossanitário, necessidade de irrigação, manejo do solo e outros”, reforçou o engenheiro.

Semanalmente, o aplicativo disponibiliza, em formato de vídeo, a Resenha do Tempo. Este canal de comunicação repassa, de forma clara e objetiva, as previsões para os diversos municípios do Tocantins.

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Agrotins 2021 100% Digital tem a proposta de disseminar tecnologia, conhecimento e boas oportunidades de negócios. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo cada vez mais na plataforma que dá vida ao evento virtual.