Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhor comodidade para a população guaraiense, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí iniciou nesta segunda-feira, 14, na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Coelho dos Santos, na Avenida Tocantins, a descentralização das coletas de exames laboratoriais de análises clínicas.

A biomédica Marcella Fonseca da Silva, superintendente do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, explicou como deve funcionar a descentralização do local de coleta e agendamento. “Após o agendamento, na unidade de saúde, o paciente receberá um protocolo com a data da coleta, horário e demais orientações”.

Mesmo com a descentralização dos serviços laboratoriais, o Laboratório Municipal continua sendo a referência central para os exames e demais atendimentos.

Descentralização dos serviços para outras unidades de saúde

Segundo o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa, o objetivo é ampliar para mais unidades de saúde, abrangendo outras regiões do município. A partir de agora, os cidadãos que necessitam dos exames clínicos, dependendo da sua localização, terão a opção via unidade de saúde, sem precisar ir até o Laboratório Municipal. Iniciamos com um ponto de coleta e estamos trabalhando com a descentralização dos serviços para mais UBS’s”, explicou.

Laboratório Municipal passou a funcionar em um novo endereço

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, desde o último mês, está localizado em um novo prédio que oferece melhor estrutura para pacientes e servidores. A nova instalação fica localizada no Setor Jardins, Alameda José Lomazzi Filho, lote 2, quadra 2.

Como consultar o resultado de exame online?

Para garantir mais agilidade, os resultados dos exames poderão ser retirados via internet ou nos locais de coleta, pelos próprios pacientes. O acesso é pelo portal guarai.to.gov.br – na parte superior – barra de acesso rápido (O que você precisa) – acesse “Saúde Resultado de Exames”. Ou se preferir, digite o link pacienteonline.com/v2/prefguarai.

No momento da coleta, o paciente recebe, junto ao protocolo, informações com login, senha, e orientações para acesso ao sistema. Podendo consultar online o resultado do exame.

Na manhã desta segunda-feira, 14, a prefeita Fátima Coelho acompanhou o primeiro dia de coleta e frisou os investimentos no Laboratório Municipal. “O serviço passou a funcionar em um novo prédio com melhor estrutura, gerando comodidade e conforto aos profissionais de saúde, além de uma área mais ampla para coletas de exames. São ações, ao longo dos últimos meses, que visam ampliar metas de realização de exames”.

De janeiro a junho de 2021, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas realizou 18.926 mil exames.