Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) participa da 21ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) na programação com palestras online. As palestras ocorrerão em formato de vídeos gravados a serem transmitidos na programação do Campo do Conhecimento. Um dos assuntos abordados será o Manejo Integrado do Fogo – MIF, conduzido pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues.

O diretor aborda em sua palestra a importância da aplicação do Manejo do Fogo nas áreas de Unidades de Conservação (UC) para controlar e evitar os grandes incêndios florestais que assolam a região do Cerrado ao final da estação seca (agosto-outubro). Fazendo um resgate ancestral do uso do fogo pelas primeiras civilizações humanas, até as técnicas utilizadas tanto entre comunidades tradicionais como nos Programas de Manejo aplicado nas UCs, o diretor mostra como o MIF é a ferramenta mais eficaz para o enfrentamento aos grandes incêndios.

O que é o Manejo Integrado do Fogo – MIF?

O MIF é uma técnica de uso de queimadas prescritas com o objetivo de proteger áreas de vegetação sensíveis ao fogo, como mata ciliar, fragmentando e reduzindo as áreas combustíveis, criando mosaicos de vegetação com diferentes estágios de regeneração pós-fogo. Essas queimas prescritas fazem parte de um Programa Piloto de Manejo Integrado de Fogo (MIF) que foi implementado em 2014 em três UC do Cerrado: o Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT).

Palestrante

Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues é Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia, Especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação. Possui mais de 15 anos de experiência em Ecologia e Manejo do Fogo, conservação da sociobiodiversidade, gestão participativa e gestão de áreas protegidas.