Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Na programação desta quarta-feira, 16, a Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital apresentou aos produtores e participantes o Progenagua TO - Programa para monitoramento genético da produção de alevinos e formas jovens de tambaqui no Tocantins. A maior feira agrotecnológica da região Norte do país iniciou na terça-feira, 15, e segue até sexta-feira, 18, na plataforma  digital: agrotins.to.gov.br .

O zootecnista da Seagro e mediador da palestra, Thiago Tardivo, fez uma explanação do programa, explicando a importância para o aumento da cadeia produtiva de peixe no Tocantins. “É um programa para desenvolver a cadeia produtiva com perspectiva de melhorar a base genética e a forma jovem dos peixes. O Tocantins produz atualmente cerca de 16 milhões de alevinos, destes, grande parte é de peixe nativo do Estado, o tambaqui”.

Para o pesquisador da Empresa Brasileira Pesca e Aquicultura, Eduardo Sousa Varela, o programa de produção genética promete desenvolver, ainda mais, a produção. “É uma ferramenta de apoio fundamental que auxilia o monitoramento eficiente, permitindo decisões inteligentes, na boa gestão e formações dos planteis de alevinos”, ressaltou.

Produtor

O biólogo e produtor de alevinos, Estevão Coutinho, vê boas perspectivas para desenvolvimento do programa. “É uma grande iniciativa, pois acreditamos que vai permitir a produção de alevinos de qualidade, pois é como se fosse uma semente para produzir peixes de boa aceitação no mercado consumidor”, disse o produtor. Atualmente a sua produção de alevinos chega aos quatro milhões por ano, de diversos peixes nativos.

Parceria

O programa para criação genética de alevinos e formas jovens é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, em parceria com a Embrapa e Ruraltins.