Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Cristalândia, no Centro-Oeste do Tocantins, inicia essa semana a vacinação contra a covid-19 em pessoas sem comorbidade na faixa etária de 55 a 59 anos, sendo uma das primeiras de seu porte a ampliar o público a ser vacinado. Na próxima sexta-feira, 18, a equipe de Saúde da Prefeitura Municipal aplica as doses, em sistema de drive thru, na Unidade Básica de Saúde Raimundo Nonato da Silva/Cesp, das 8 às 17 horas.

Nos primeiros dias de junho foram imunizados profissionais da Educação da cidade, beneficiando mais de 80 pessoas deste grupo.

Desde o início da semana, a Prefeitura imuniza grupos previstos no Plano Nacional de Imunização: caminhoneiros – mediante apresentação de documentos de comprovação do exercício profissional; trabalhadores da limpeza urbana; e na quinta, 17, a equipe de Saúde aplicará as doses na população privada de liberdade.

Doses aplicadas e Busca Ativa

Na cidade, 2768 doses dos imunizantes contra a Covid-19 já foram aplicadas, sendo 1900 da primeira aplicação e 868 da segunda aplicação. “Mobilizamos equipe e fizemos um planejamento para executar bem este trabalho que é primordial para nos livramos desse vírus”, destaca o prefeito Wilson Júnior Carvalho – Big Jow.

Para otimizar o andamento dos serviços, a equipe de Saúde fez ‘Busca Ativa’, por meio dos Agentes de Saúde, para vacinar os cidadãos que estavam no prazo para receber a segunda dose. “A ‘Busca Ativa’ teve eficácia total, resultando na vacinação de 100 pessoas que estavam aptas a completar o ciclo vacinal”, explica o secretário de Saúde, Wilkey Lourenço, acrescentando que esta ação contemplou a zona urbana e rural do Município, que inclui 8 assentamentos.