Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Ministério Público do Tocantins, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, requisitou nesta quarta-feira, 16, informações aos municípios de Gurupi, Cariri do Tocantins, Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins e Dueré, sobre os motivos da lentidão na aplicação das vacinas contra a Covid-19 e as providências que estão sendo tomadas para agilizar o processo de imunização. O prazo para remeter as informações solicitadas é de 48h, devido à urgência do caso. 

O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes lembra que, ainda no mês de fevereiro, o órgão ministerial expediu recomendação orientando os referidos Municípios a adotar medidas no sentido de promover uma célere imunização, de acordo com o público prioritário de cada etapa. Nestas localidades, a vacinação não alcançou sequer as pessoas com 59 anos de idade, sem morbidades.

Dos cinco municípios, o menor índice foi verificado em Aliança do Tocantins, que aplicou 75,82% do total de 2.527 doses, seguido de Cariri do Tocantins, que registrou o percentual de vacinação de 76,83% dos 1.757 imunizantes recebidos. Dueré foi a cidade que mais avançou na vacinação, com aplicação de 82,86% das 2.194 doses recebidas, seguida de Gurupi, com aplicação de 79,02% das 34.421 doses recebidas, sucedido pela cidade de Crixás do Tocantins, com aplicação, até o momento, de 78,30% das 908 doses.

O promotor de Justiça considera que o percentual é baixo em face da gravidade da pandemia e do aumento do número de casos, visto que a imunização pode evitar complicações mais graves às pessoas infectadas.