Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O 1º DemoDay Startup/TO Agritech realizado na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, será aberto oficialmente nesta quinta-feira, 17. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com a Cyclo Agritech, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Stars Aceleradora de Startups e a Associação dos Jovens Empreendedores do Tocantins. Todo o evento será transmitido pelo portal da Agrotins (www.agrotins.To.gov.br) e pela rádio 98.1 FM.

A iniciativa é voltada para Agritechs que possuem soluções tecnológicas, inovadoras e aplicáveis ao setor agropecuário de diversas cadeias produtivas, entre elas da avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, fruticultura, produção de grãos, plantas alimentícias e industriais, entre outras.

“Além de conhecer as startups que prometem conquistar o mercado do agro, o evento contará com a palestra da maior aceleradora de Agritech do Brasil, a Cyklo AgriTech. A palestra terá como tema “Quais Agritechs buscamos”. Outra palestra será realizada pela Star Aceleradora de Startups, uma aceleradora que busca estruturar negócios altamente escaláveis, visando o maior desenvolvimento socioeconômico ao ecossistema de inovação”, detalhou o secretário da Seagro, Jaime Café.

Todos os participantes que finalizarem o DemoDay receberão certificados e as empresas que obtiverem as três melhores notas avaliativas serão reconhecidas como as melhores Agritechs da Agrotins 2021.

DemoDay

Segundo a gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Valéria Mota, o objetivo do Demoday é reunir o ecossistema empreendedor de Agritechs para um grande encontro de networking, apresentar suas startups para investidores do mercado, além de fortalecer a comunidade e contribuir para que grandes parcerias sejam feitas. “Estamos certos de que, estimular a divulgação de novas Agritechs, que desenvolvem soluções para as cadeias produtivas do agro vai gerar negócios inovadores para o Tocantins”.

De acordo com o Diretor de Operações da Cyklo AgriTech, Aguinaldo Marques, no ecossistema de inovação, o DemoDay é equivalente a ao début da StartUp, é o momento em que ela se apresenta à sociedade e aos investidores. “O DemoDay é um evento organizado por uma entidade que respalda esta apresentação, podendo ser a academia, uma incubadora, uma aceleradora, ou mesmo um órgão que tenha como uma de suas atividades, o incentivo e fomento da inovação e da economia criativa, através da oferta de produtos e serviços desenvolvidos por StartUps, neste caso, representado pela Seagro, patrocinadora do evento”, detalhou.

No formato deste DemoDay, os fundadores de startups apresentarão seus negócios e soluções voltadas à realidade do segmento agro para uma sala virtual composta por investidores e usuários finais, na expectativa de atrair a atenção deste público qualificado e buscar, além de prender a atenção, garantir novas possibilidades de crescimento para seus projetos. É, certamente, uma excelente oportunidade de validação de suas teses na busca de oportunidades de investimento. Para a StartUp, representa sobretudo a demonstração de coragem, ímpeto e a determinação que os componentes do time apresentaram em ser empreendedores na criação e oferta de algo novo, inovador e que pode representar a próxima onda de tecnologia.

“Nós da Cyklo AgriTech, esperamos que iniciativas como esta da Seagro se multiplique, pois alçar níveis maiores de desenvolvimento do estado do Tocantins e, porque não dizer, de nosso país, certamente se dará através da inovação demonstrada por estes incríveis empreendedores que transformam o ecossistema da inovação e a comunidade de StartUps cada vez mais forte e vibrante”, reforçou Aguinaldo Marques.