Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

O segmento dos sedãs está numa das fases mais competitivas dos últimos anos aqui no Brasil. Para ter sucesso é preciso oferecer um produto que atenda as expectativas do consumidor, principalmente com muita tecnologia e segurança aliado a um excelente custo-benefício. O Conexão Tocantins teve a oportunidade de conhecer e avaliar o Nissan Versa, modelo que é importado do México e tem como principais concorrentes os Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Hyundai HB20S.

A Nissan oferece o modelo em quatro versões, todas equipadas com o motor 1.6 16V com 114 cavalos de potência, sendo que a Sense pode ter câmbio Manual ou CVT e as Advance e Exclusive apenas com a CVT.

A linha está equipada com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.

São eles o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Soma-se ainda, desde a versão de entrada, os seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

Um dos diferenciais exclusivos do modelo é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo.

Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro.

O Nissan Versa conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor) nas versões Advance e Exclusive conta com mostradores configuráveis e o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança.

O novo design do Nissan Versa deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso.

O modelo conta com a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão.

Os espelhos retrovisores externos são na cor da carroceria com regulagem elétrica, aquecimento e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e rodas aro 17.

O espaço interno é um destaque para todos os ocupantes. Tanto que o habitáculo conta com mais de 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro. Outro ponto alto do Nissan Versa é o porta-malas que acomoda até 482 litros de carga.

A nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilita uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Esse bom balanço entre o comportamento da direção e a resposta do veículo oferece ainda mais sensação de segurança em mudanças rápidas de direção.

Versões e equipamentos

A linha Nissan Versa terá oito opções de cores: Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet (somente para a versão Exclusive, Branco Diamond, Branco Aspen e Azul Cobalto).

A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante.

 

Confira quais são os principais equipamentos de série de cada uma das versões:

Sense Manual: acabamento de tecido nos bancos, ar-condicionado, comandos de áudio e telefone no volante, chave inteligente presencial (I-Key), sistema eletrônico de ignição (botão Push Start), painel central com tela de 3,5 polegadas, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de aço aro 15 com calotas integrais, airbags duplos frontais, airbags laterais e de cortina, alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros), controle de Tração e Estabilidade (VDC), fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), sensor de estacionamento traseiro, sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar e conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)

Sense CVT: todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais câmbio XTRONIC CVT com função Overdrive, apoio de braço frontal e controle automático de velocidade com comando no volante

Advance CVT: todos os itens da versão Sense CVT mais acendimento inteligente dos faróis, banco traseiro bipartido rebatível (60/40), faróis com função Follow Me Home, indicador de temperatura externa, painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções, retrovisores externos com indicadores de direção, rodas de liga leve aro 16, câmera traseira de estacionamento, faróis de neblina, alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert) e central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone

Exclusive CVT: todos os itens da versão Advance CVT mais acabamento premium soft touch nos bancos, ar-condicionado automático digital, apoio de braço central traseiro, Welcome Function, volantes com acabamento premium soft touch, antena estilo barbatana de tubarão, faróis dianteiros em LED, assinatura dos faróis dianteiros em LED, rodas de liga leve aro 17, alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, detector de Objetos em Movimento (MOD), alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), monitoramento de Ponto Cego (BSW), espelho retrovisor com aquecimento, dois tweeters e GPS integrado.