Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Francisco Lopes

Foto: Francisco Lopes

O Tocantins tem se dedicado em colaborar com o crescimento das agroindústrias oferecendo diversas modalidades de adesão ao serviço de inspeção animal, de acordo com a capacidade de investimentos dos empresários. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) disponibiliza os selos do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisbi), Artesanal e o Arte.

As empresas já registradas em um serviço de inspeção animal oficial podem migrar para selos que têm expansão maior de comercialização. “Buscamos adequação para desburocratizar os serviços e colaborar com a ascensão das empresas, geração de emprego e renda e alimentos seguros ao consumidor”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha, explica que o primeiro passo é procurar a Agência e se informar sobre o processo de adesão, os selos disponíveis, tudo antes de iniciar a construção estrutural da empresa. “Estando bem-informado é muito mais fácil o empresário atender as exigências e conseguir o registro para fornecer alimentos de qualidade com o apoio da nossa fiscalização”, destaca.

SIE

O Selo de Inspeção Estadual (SIE) possibilita que a empresa comercialize seus produtos em todos os municípios tocantinenses.

Selo Artesanal

Com exigências mais simples que o SIE, o selo artesanal é uma ótima opção para os pequenos produtores rurais, principalmente aqueles que utilizam a própria matéria-prima na produção em em quantidade de até 300 litros de leite por dia. A produção poderá ser comercializada em todo o Estado.

Selo Arte

Lançado recentemente, pode ser concedido para produtos artesanais de receitas tradicionais, com mão-de-obra familiar e características culturais e regionais. Podendo ser produtos cárneos, lácteos, mel ou pescado. A vantagem é que pode ser comercializado em todo o país.

SISBI

O Sisbi tem equivalência federal, portanto o estabelecimento poderá enviar seus produtos para todo território nacional. As empresas que já possuem registro no SIE ou no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) podem fazer a transição, atendendo às normas da legislação. 

Programação Agrotins

Acompanhe as palestras no Campo do Conhecimento da Agrotins 2021 com os temas específicos para esta área: Processo de Registro e Fiscalização de Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal e a Importância do selo de inspeção para produtos de origem animal.