Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Nesse período seco é recomendado maior ingestão de líquidos, bem como umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas ou recipientes com água

Nesse período seco é recomendado maior ingestão de líquidos, bem como umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas ou recipientes com água Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Nesse período seco é recomendado maior ingestão de líquidos, bem como umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas ou recipientes com água Nesse período seco é recomendado maior ingestão de líquidos, bem como umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas ou recipientes com água

O Boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Sala de Situação da Defesa Civil Municipal desta sexta-feira, 18, traz um alerta de baixa umidade relativa do ar para Palmas e região, com bastante sol e algumas nuvens. A temperatura varia de 21ºC a 35ºC, ventos com velocidade de 18 km/h, umidade relativa com mínima de 26% e máxima de 55% e incidência de raios ultravioletas muito altos.

No sábado, 19, a temperatura continua variando entre 21ºC e 35ºC, com velocidade do vento de 26 km/h e umidade relativa do ar variando com mínima de 28% e máxima de 53%.

Já no dia 20, a temperatura ficará entre 19ºC e 34ºC, com umidade relativa do ar entre a mínima de 27% e máxima de 52%, e ventos com velocidade de 13 km/h.

Recomendações para este período de estiagem

A Defesa Civil Municipal recomenda a ingestão de bastante líquido e também que se evite desgastes físicos nas horas mais secas, bem como a exposição ao sol no período mais quente do dia. Sugere ainda umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas, recipientes com água e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso recomenda-se à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça. 

Para a população em geral, não colocar fogo em folhas ou galhos secos e principalmente nos terrenos baldios. Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. 

Dúvidas poderão ser esclarecidas junto à Defesa Civil, através dos números 199 (Defesa Civil) e/ou 193 (Corpo de Bombeiros).