Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

A taxa de ocupação de leitos UTI-Covid segue preocupante no Tocantins. Nesta sexta-feira, 18, a ocupação está em 90%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os indicadores mostram que dos 182 leitos ativos de UTI disponíveis para pacientes com covid-19, 163 estão ocupados, restando apenas 9 leitos vagos para novos pacientes em estado grave.

O Hospital Estadual de Combate à Covid; Hospital Municipal de Campanha de Araguaína; Hospital Regional de Porto Nacional e o Hospital Santa Thereza estão com ocupação de 100%. Já a ocupação do Hospital Geral de Palmas (HGP) está em 97%; no Hospital Regional de Araguaína (HRA), 94% e no o Hospital Regional de Gurupi (HRG), 97%.

Espera

A lista de pacientes na espera por leitos supera o número de UTIs vagas na rede estadual e contratualizada. Nesta sexta, 16 pacientes estão aguardando leito de UTI.

O paciente há mais tempo na lista é de Brasilândia do Tocantins e espera por um leito desde o último dia 11.

Na lista, há 3 pacientes de Araguaína; 2 de Gurupi e 2 de Porto Nacional. Os demais são de Arapoema, Brasilândia, Dianópolis, Nova Rosalândia, Palmas, Pau D’arco, Santa Fé do Araguaia, Tocantinópolis e Xambioá.

Além dos 16 pacientes que aguardam por UTI, outros 9 aguardam por leitos clínicos, totalizando 25 pessoas na lista de espera.