Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Palmas colocaram fim a uma festa clandestina na ASR-SE 95 (912 Sul), na noite de sábado, 19, em que cerca de 60 pessoas se aglomeravam no local, desrespeitando os protocolos de prevenção e segurança. Em outra ocorrência, o gerente de uma distribuidora de bebidas, na Arse 21 (204 Sul) foi conduzido à delegacia por dificultar o trabalho dos fiscais.

A distribuidora de bebidas alvo da fiscalização já havia sido autuada na noite anterior, e novamente estava extrapolando o horário de funcionamento, além de promover aglomerações com pessoas consumindo bebidas alcoólicas em frente ao ponto comercial. De acordo com os fiscais de Obras e Posturas, a equipe embargou o local, por reincidência. O gerente da distribuidora foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência. 

Minutos antes da chegada do comboio de fiscalização no sábado, a Polícia Militar esteve na distribuidora para garantir que as equipes de fiscalização executassem o trabalho, pois os responsáveis pelo local fecharam as portas na sexta-feira e em outros episódios, assim que avistavam a chegada do comboio, e reabriam com a saída dos fiscais. A ação antecipada da PM foi necessária para êxito da operação no sábado.

As equipes também fiscalizaram bares da região Sul resultando no fechamento de dois locais, emissão de 13 autos de infração e uma notificação por descumprimento do horário de funcionamento estabelecido no Decreto n° 2044 de 2021.

Trânsito

Os agentes de Trânsito e Transporte Municipal intensificaram a fiscalização nas vias em diversos pontos da cidade, principalmente na Praia da Graciosa para coibir a presença de som automotivo. As equipes efetuaram 104 autos de infração e 13 remoções de veículos, sendo dois carros e onze motocicletas.

Praias

Reforçando o monitoramento na manhã desse domingo, 20, as equipes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) visitaram as praias da Graciosa, Arnos, Prata e a do Caju, verificando o distanciamento entre as mesas, a utilização de cartazes educativos com informações sobre a capacidade permitida no ponto comercial e os cuidados sanitários contra à Covid-19.

Durante as visitas, as equipes reforçaram ainda as orientações de prevenção, como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel para higienização.

Ação conjunta

Os trabalhos foram comandados pela Diretoria de Fiscalização Urbana da Sedusr e realizados em conjunto pelas equipes da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Militar, Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon. (Secom Palmas)