Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nilcem Fernandes

Foto: Nilcem Fernandes

O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência no Estado para atendimento de média e alta complexidade e recebe uma alta demanda de pacientes todos os dias, incluindo casos de acidentes de trabalho. De acordo com dados do Escritório da Qualidade, de janeiro a maio de 2020 foram registrados 84 pacientes que deram entrada no Pronto Socorro da Unidade por acidente de trabalho. Este ano, no mesmo período, o número de atendimentos subiu para 110.

“Estes pacientes dão entrada na urgência e emergência, por meio de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou corpo do Corpo de Bombeiros. Realizamos o primeiro atendimento e encaminhamos para os setores e especialidades indicadas. O HGP conta com equipes qualificadas para uma assistência contínua, ininterrupta (24 horas)”, explicou a coordenadora de enfermagem do Pronto Socorro, Ariana Mayara do Brasil.

Dentre os principais tipos de acidentes de trabalho dos pacientes estão: queda de altura, acidente de motocicletas ou de carro no percurso do trabalho, choque elétrico, amputação de membros e perfurações com material cortante.

O médico ortopedista do HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues ressalta que "em casos graves de acidentes de trabalho com fratura expostas, múltiplas fraturas, nossa equipe precisa realizar procedimento de urgência e emergência no centro cirúrgico, no momento que o paciente chega ao hospital. Dependendo da gravidade, pode necessitar de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, pode haver sequelas do acidente, ou precisar esperar um espaço de tempo para que esse paciente possa voltar à sua atividade de rotina diária. Por isso alertamos para o cuidado com este tipo de acidente no dia a dia”, ressaltou.

O Alberes Matias Oliveira é um dos pacientes internados no HGP, ele sofreu este tipo de acidente. Estava realizando um serviço de comunicação visual, e sofreu um choque, fraturou o braço esquerdo. “Foi em poucos segundos, senti o impacto no braço. Nasci de novo”, revelou.