Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Dornil Sobrinho

Participaram de encontro na manhã dessa terça-feira, 29, com objetivo de traçar estratégias e discutir ações conjuntas para conter o aumento do número de casos da Covid-19, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel; o prefeito Gernivon Pereira, de Silvanópolis; Arquivardes Avelino, prefeito de Monte do Carmo; Levi Teixeira, prefeito de Santa Rosa do Tocantins; Luana Nobre, secretária da Saúde, representando o prefeito Marco Aurélio Nobre, de Brejinho de Nazaré e Francisco Júnior, de Ipueiras. 

A reunião deu início a uma série de ações que estão sendo planejadas para se obter êxito no combate à doença. Além dos prefeitos, secretários da Saúde dos municípios citados estiveram presentes.  

Ronivon Maciel, manifestou a satisfação pelos prefeitos das cidades circunvizinhas terem aceitado o convite para discutir o assunto. “É um trabalho em conjunto, os gestores sabem que essa união será um suporte necessário para os municípios menores. Temos muitas situações em comum, sabemos que as dificuldades são tamanhas para todos os municípios. Vamos passar agora pelo período de férias, que compreende o mês de julho, e as situações tendem a se agravar. Aumentam as aglomerações, algumas cidades possuem praias, é necessário esse combate de forma mais conjunta”, destacou Ronivon. 

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Zenilde Carreiro de Carvalho, os meses de julho e agosto são muito preocupantes devido a temporada de praias. Sendo necessário pensar em medidas de contenção do aumento de casos.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Diogo Pedreira Lima, apresentou dados obtidos com estudos acerca da pandemia em Porto Nacional. O intuito foi diante dessas informações, buscar a tomada de decisões mais assertivas a respeito do enfrentamento da Covid-19. Pensando na realidade de cada município. 

Lorena Martins, secretária da Saúde de Porto Nacional, destacou a relevância da construção do diálogo entre os gestores municipais. “É muito importante essa interação dos Prefeitos de cidades circunvizinhas, alinhando esforços para tentar impedir que os casos aumentem. Principalmente nesses meses de férias que são mais propícios”, declarou. 

O prefeito de Santa Rosa do Tocantins, Levi Teixeira, falou da importância de se reforçar a segurança especialmente nos municípios menores para realizar fiscalizações mais efetivas. “Se faz necessário um policiamento ostensivo para   ir em bares, propriedades privadas, para fazer esse trabalho de coibir aglomerações e desrespeito aos decretos”, afirmou Levi. Ao final, ficou acertado que será solicitada uma audiência com o Governador do Estado, Mauro Carlesse, para discutir alternativas.

O chefe do Poder Executivo de Porto Nacional, Ronivon Maciel, enfatizou o quanto os esforços em conjunto dos municípios podem ser positivos. “Essa união é para que nós possamos buscar construir uma parceria mais forte, e assim conseguirmos mais apoio do Governo do Estado”, afirmou.

De acordo com o prefeito, Ronivon Maciel, serão traçadas ainda, alternativas em parceria com a Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, para evitar o aumento do número de casos no Distrito de Luzimangues. 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o prefeito de Silvanópolis, Gernivon Pereira, e o prefeito de Ipueiras, Caio Augusto Siqueira de Abreu, participaram por videoconferência. Também estiveram presentes na reunião, o procurador Geral do Município de Porto Nacional, Dr Murilo Duarte, a diretora da Vigilância em Saúde, Zenilde Carreiro de Carvalho, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Alves Parente, o secretário de Infraestrutura Marcos Lemos, e o secretário da Fazenda, Leones Fernandes.