Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prefeito de Formoso, Heno Rodrigues

Prefeito de Formoso, Heno Rodrigues Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prefeito de Formoso, Heno Rodrigues Prefeito de Formoso, Heno Rodrigues

O prefeito e o vice-prefeito de Formoso do Araguaia tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira, 30, por suposto uso de caixa dois nas eleições do ano passado.

Heno Rodrigues da Silva (PTB) e Israel Borges Nunes (Republicanos) tiveram gastos de campanha que não foram declarados à Justiça Eleitoral no último pleito. 

De acordo com a denúncia, prefeito e vice teriam omitido gastos com impulsionamento de conteúdo em redes sociais, combustível e  diversos materiais de campanha. Somente com abastecimento de veículos o gasto não declarado teria sido de R$ 59 mil.

A juíza avaliou que houve discrepância entre os gastos de campanha e a estrutura eleitoral dos então candidatos, configurando “prática de caixa dois, uma vez que macula as informações apresentadas à Justiça Eleitoral e desequilibram o pleito democrático em claro abuso de poder econômico, considerando o alto valor omitido”, menciona na decisão. 

A defesa de Heno Rodrigues e Israel Nunes disse que os representados respeitam a decisão da justiça, mas que a pena de cassação de diploma ferre o princípio da proporcionalidade, contrariando a vontade dos eleitores de Formoso. 

A defesa afirmou que ingressou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO) e que espera que a decisão de primeiro grau seja reformada.