Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Junior Suzuki

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CPMC) já tem novos representantes, eleitos para as Câmaras Setoriais através de votação realizada na sexta-feira, 2, na Fundação Cultural de Palmas, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Foram eleitos conselheiros de cultura, titulares e suplentes, para a composição de 9 (nove) Câmaras Setoriais, que obtiveram registro de candidatura nos termos do Chamamento Público, através da Portaria/GAB-P/FCP Nº 016/2021.

O resultado das eleições segue para a Assessoria legislativa, junto com a lista dos indicados para representantes das Instituições Governamentais para que seja decretada a posse pela prefeita Cinthia Ribeiro.

CMPC

Com caráter consultivo, normativo, deliberativo e permanente, o Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão vinculado ao Sistema Nacional de Cultura, institucionalizando a relação entre a gestão municipal e os setores da sociedade civil, ligados à cultura. Entre as atribuições do conselho está a participação na formulação, elaboração e o acompanhamento da política cultural do município, e também da fiscalização do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

A composição do Conselho é formada por 12 representantes da sociedade civil, que compõem as Câmaras Setoriais de Artes Visuais, Artesanato, Patrimônio Cultural, Audiovisual, Música, Teatro, Circo, Dança, Cultura Popular e Cultura Tradicional, Literatura, Livro e Leitura, definidos por meio de eleição, e por 11 representantes indicados da gestão pública, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal do Tocantins.

Confira os eleitos

Foram eleitos representantes para o preenchimento das Câmaras Setoriais de Artes Visuais, Artesanato, Patrimônio Cultural, Audiovisual, Música, Teatro, Circo, Dança, Cultura Popular e Cultura Tradicional, Literatura, Livro e Leitura, Cultura Afro-Brasileira e Designer e Moda

Câmara de Artes Visuais: Deusa Canaã Souza Viana (titular);

Câmara de Patrimônio Cultural: Fábio Oliveira Santos (titular) e Lucielia de Aquino Ramos (suplente);

Câmara de Cultura Afro- Brasileira Erika Rebeca Pereira Oliveira (titular);

Câmara de Música; Mara Rita Ribeiro Rhoden (titular);

Câmara de Teatro: Hananias Vieira da Silva (titular);

Câmara de Artesanato: Maria do Carmo Silva (titular);

Câmara de Designer e Moda: Karin Thatiana Dias (titular) e Rosana Dias Hertel (suplente);

Câmara de Cultura Popular e Tradicional: Advan Rodrigues da Silva (titular);

Câmara de Literatura, Livro e Leitura: Francisquinha Laranjeira Carvalho (titular).