Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Secretaria da Saúde de Araguaína iniciou a vacinação contra a influenza para população que se encontra fora do grupo prioritário estabelecido no início da campanha. A imunização foi autorizada pelo Ministério da Saúde e está disponível para toda a população com idade a partir dos 6 meses, incluindo as gestantes.

Para receber a vacina é necessário procurar uma das 12 UBS (unidades básicas de saúde) do Município que possuem estoque da vacina: UBS Avany Galdino da Silva  (Bairro São João), UBS Couto Magalhães (Setor Couto Magalhães), UBS Dr. Dantas (Setor Costa Esmeralda), UBS Manoel dos Reis (Setor Jardim das Flores), UBS Lago Azul (Parque do Lago), UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Setor Dom Orione), UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira), UBS Bairro de Fátima e UBS Nova Araguaína. Os atendimentos da sala de vacina são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As UBS Distrito Novo Horizonte e UBS Ponte também atenderão de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

A campanha voltada ao público prioritário teve início no mês de abril e imunizou 23.881 pessoas do grupo prioritário, entre elas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e trabalhadores da educação. Para que a população do público geral receba a vacina contra a influenza, é necessário apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto e o cartão SUS.

Influenza e Covid-19

A campanha de vacinação contra a influenza está sendo realizada paralelamente à imunização contra a Covid-19. De acordo com a diretora de imunização de Araguaína, Samilla Braga, é importante que a população fique atenta a alguns critérios.

“Caso a pessoa já se enquadre no público-alvo da vacinação contra a Covid-19, é importante priorizar esta vacina. A imunização contra a influenza deve ser feita respeitando um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas”, explicou a diretora.