Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quer que planos de saúde inclua as vacinas contra o novo coronavírus na cobertura dos planos de saúde. A informação é da CNN Brasil que informou ainda que o conselho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se reuniu na manhã desta terça-feira, 6, com ministros no Palácio do Planalto para discutir essa possibilidade. 

Segundo a matéria, Queiroga teria dito que essa cobertura se daria em dois caminhos. O primeiro por meio do ressarcimento ao SUS e ao Governo Federal das vacinas aplicadas em quem tem plano de saúde. E, o segundo por meio da aquisição de vacinas pelas operadoras para oferta aos usuários, em um futuro em que tenha vacinas sendo comercializadas para instituições particulares. 

Uma proposta semelhante já havia sido apresentada na Câmara Federal pelo atual vice-líder da maioria no Congresso Nacional, deputado pelo Tocantins, Carlos Gaguim (DEM). O Projeto de Lei número PL 774/202, apresentado no dia 8 de março, de autoria do deputado, propõe que nos contratos de planos de saúde que incluírem o atendimento ambulatorial e/ou hospitalar seja garantida cobertura de vacinas para os beneficiários. 

No PL de Carlos Gaguim não apenas as vacinas contra o novo coronavírus deverão ser cobertas pelas operadoras dos planos de saúde, mas todas aquelas que fazem parte do calendário nacional de vacinação.  Assim como Queiroga, Carlos Gaguim também propôs no PL que os usuários dos Planos de Saúde devem ser ressarcidos por vacinas realizadas em clínicas particulares. 

De acordo com o deputado Carlos Gaguim é justo que as pessoas, que se esforçam e investem um alto valor na manutenção de um plano de saúde, tenham a cobertura vacina inclusa nos pacotes. “Apresentamos o projeto em março e esperamos que seja aprovado na Câmara. Acreditamos que será muito benéfico a população brasileira”, finalizou