Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maioria das vacinas contra a covid-19, são dose dupla: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Até agora apenas a Janssen é dose única. Interromper este esquema da segunda dose compromete a imunização. A eficácia do imunizante só é garantida caso a pessoa tome as duas doses conforme estabelece o fabricante. A saúde de Gurupi reforça essas orientações e conclama a população para vacinação. 

Segundo os infectologistas, a primeira dose provoca o sistema de defesa a produzir anticorpos. A segunda dose reforça essa produção de anticorpos.     

A Secretaria de Saúde de Gurupi reforça o chamamento às pessoas que já tomaram a primeira dose que procurem a Policlínica, das 8 às 17 horas, para tomar a segunda dose, caso esteja no período indicado no cartão de vacina.

O diretor de Vigilância e Proteção à Saúde, Marcus Teixeira Marcolino, explica que uma dose estimula a resposta imunológica, e depois de um certo tempo tem um reforço dessa dose para potencializar essa defesa e a pessoa ficar imunizada. "É importante não perder o prazo. Tem muitas vacinas que se você perder o prazo tem que fazer todo o esquema vacinal. Então quando você tem a Coronavac, por exemplo, que tem um prazo de 28 dias, é porque teve um estudo que comprovou que nesse período teria a resposta do estímulo, então se você toma antes ou depois do prazo não terá a mesma eficácia. Tomar a segunda dose no prazo correto é de suma importância”, explica.

Conforme Marcolino, tem pessoas que alegam que tomaram as duas doses e tiveram a doença, mas os dados comprovam que quem tomou dentro do período correto os resultados são superpositivos. “Inclusive, as primeiras pessoas que tomaram a Coronavac e receberam a segunda dose dentro do período, os nossos dados revelam que o índice de complicações foi baixíssimo", revelou.

Intervalo entre 1ª e 2ª Doses:

Coronavac – 28 dias

Pfizer– 90 dias

AstraZeneca – 90 dias