Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Um novo artigo pré-print divulgado pela Revista bioRxiv traz a situação epidemiológica do Sars-CoV-2 (o novo coronavírus, causador da Covid-19,) e suas variantes no Estado do Tocantins. O artigo, em inglês, foi publicado no último dia 30 de junho e foi produzido e assinado por diversos pesquisadores (veja lista ao final do texto), entre eles docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (Câmpus de Gurupi).

Segundo o professor Fabrício Campos, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, do Câmpus da UFT em Gurupi, devido à necessidade de celeridade na divulgação das descobertas, os estudos são divulgados primeiramente em forma de artigos pré-prints. "Nós iremos agora submeter o artigo para a Infection, Genetics and Evolution, uma revista da editora Elsevier, para ser revisado por pares", diz o docente.

O artigo destaca a predominância da variante Gamma no Tocantins (63,8% das amostras) e descreve o surgimento de novas possíveis mutações e variantes virais com a nova linhagem (vinculada à P1) e representada por oito genomas do Tocantins que abrigam a mutação. A variante Gama (P1) foi aquela que surgiu em Manaus e se espalhou por todo País. Nosso estudo agora demonstra uma evolução da P1. De acordo com o artigo, a variante detectada no Tocantins é relacionada a P1 e possivelmente surgiu em São Paulo e se espalhou para outras regiões do País, incluindo Goiás e Tocantins.

O artigo conclui que foi detectada, pela primeira vez, uma nova linhagem potencialmente relacionada a variante Gama do Sars-CoV-2, por meio do sequenciamento do genoma viral de amostras obtidas de moradores de diversas cidades do Tocantins. O artigo mostra a propagação e a evolução da variante P.1 no Brasil e enfatiza a importância da vigilância genômica contínua no Estado do Tocantins com o objetivo de monitorar e prevenir a dispersão de variantes.

"A vigilância genômica é a única forma de rastrear e detectar qual variante de Sars-CoV-2 está circulando em determinado local, qual é mais prevalente, se há novas variantes em circulação, etc. A novidade do nosso projeto Corona-ômica-BR é que fizemos uma parceria com o Lacen/Tocantins e estamos realizando o sequenciamento no Tocantins (antes isso era feito pela Fiocruz e o Instituto Adolfo Lutz no RJ e em SP, respectivamente, o que atrasava a obtenção dos resultados). Agora, temos uma vigilância genômica disponível no estado, trazendo agilidade no sequenciamento e na tomada de decisão por parte da Secretaria de Saúde. O que é fundamental para auxiliar no controle da pandemia", destaca o professor Fabrício Campos, um dos autores do artigo.

Confira a íntegra da publicação no seguinte link: Detection of potential new SARS-CoV-2 Gamma-related lineage in Tocantins shows the spread and ongoing evolution of P.1 in Brazil. E a lista de autores deste artigo: José Borges de Souza; Raíssa Nunes dos Santos; Fernando Lucas Melo; Aline Belmok; Jucimária Dantas Galvão; Sirlene Borges Damasceno; Tereza Cristina Vieira de Rezende; Miguel de Souza Andrade; Bergmann Morais Ribeiro; José Carlos Ribeiro Júnior; Rogério Fernandes Carvalho; Monike da Silva Oliveira; Isac Gabriel Cunha dos Santos; Fernando Rosado Spilki; e Fabrício Souza Campos.