Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), irá disponibilizar nas próximas semanas, dois caminhões refrigerados para distribuição de vacinas contra covid-19 para duas regiões de saúde: Ilha do Bananal, que compreende 18 municípios e região Sudeste, com 15 cidades.

Os caminhões ficarão em duas cidades estratégicas das regiões de saúde, um em Gurupi, para retirada dos municípios integrantes da Ilha do Bananal e o outro na cidade de Dianópolis, para municípios da região sudeste.

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES, promoveu uma reunião virtual para alinhar a distribuição móvel dos imunizantes. O encontro contou com a participação da superintendente de vigilância em saúde, Perciliana Bezerra, do secretário de saúde de Gurupi, Relmivam Milhomem; do secretário de saúde de Dianópolis, Israel Leite e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO).

Segundo a superintendente de vigilância em saúde, Perciliana Bezerra, 33 municípios serão beneficiados com a iniciativa “sabemos que essas regiões de saúde são as mais distantes da Central Estadual de Imunização, localizada em Palmas, e local que atualmente eles retiram”.

A gestora explicou ainda que, devido a entrega de vacinas ser realizada uma vez por semana, muitos municípios têm dificuldade para realizar a retirada. “Essa nova logística tem o intuito de auxiliar as secretarias municipais de saúde, pois é longa a distância que eles percorrem para buscar os imunizantes, assim, queremos apoiá-los no processo de retirada”, afirmou.

Nova reunião

Na próxima semana, será realizada nova reunião, com a participação de representantes dos 33 municípios integrantes das duas regiões de saúde. No encontro virtual serão tratados detalhes e protocolos para retirada dos imunizantes.