Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lia Mara

Os trabalhos de monitoramento e de fiscalização da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas contarão, com dois drones para captação de imagens aéreas. A entrega dos equipamentos aos técnicos da FMA ocorreu no final da tarde. Na ocasião foi realizado um voo demonstrativo e de instrução sobre o uso dos aparelhos.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de compensação ambiental realizada pela empresa América Empreendimentos Imobiliários Ltda., conforme previsto na legislação ambiental, em razão da implantação do loteamento na Arse 125.

O diretor de Controle da FMA, Adriano Pinto, avalia que com este recurso o trabalho de monitoramento se torna mais eficiente, inclusive pela possibilidade de registrar, observar e comparar as áreas em diferentes datas.  

A empresa fornecedora dos drones irá oferecer capacitação de seis horas aos técnicos da FMA. A expectativa é que os equipamentos já comecem a ser utilizados na rotina de trabalhos a partir da próxima semana. Os drones também darão suporte ao programa Água Viva. “Estamos com diversos projetos de monitoramento, recuperação e preservação dos corpos hídricos de Palmas. Esses drones chegam em boa hora, pois auxiliarão nosso trabalho em campo”, informou o responsável pelo Água Viva, o biólogo da FMA Marcelo Grison.