Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), realizam em Palmas, nesta sexta-feira, 9, o 2º Simpósio Nacional Sobre Afogamentos. O evento é aberto e está sendo transmitido ao vivo pelo canal do CBMTO no Youtube. Interessados devem se inscrever pelo link https://eventos.bombeiros.to.gov.br/simposio/.

O Simpósio terá uma série de palestras e oficinas com as maiores autoridades no Brasil, relacionadas a salvamento aquático, inclusive oficiais do próprio CBMTO. A realização no Tocantins vai disseminar de informações e técnicas visando diminuir a quantidade de afogamentos no estado, que em 2020 somaram 73 mortos, e em 2021 já tem 36 vítimas.

“Resultados de anos de estudos, de pesquisas locais e nacionais, estatísticas de ocorrências no Tocantins, muitas experiências e técnicas serão vistas na transmissão. Temos as melhores expectativas para o Simpósio e esperamos que os participantes façam um bom aproveitamento, pois é uma oportunidade ímpar para a nossa região”, afirmou o major Luiz Antônio Soares da Silva, gerente de Monitoramento da Defesa Civil Estadual.

O major Soares também é representante da Sobrasa no Tocantins e autor de pesquisa sobre os casos de afogamento no estado. Soares vai trazer em detalhes, a implantação do Projeto Município Mais Resiliente, uma das estratégias para reverter os afogamentos nas praias, rios, lagos, represas e balneários tocantinenses.

Ainda durante o Simpósio, o Corpo de Bombeiros Militar o curso de formação do Agente Municipal de Prevenção aos Afogamentos, para pessoas ligadas às Defesas Civis Municipais e secretarias Municipais de Turismo. O plano é ter agentes que façam as visitações aos locais de lazer, como as mais de 80 praias oficiais, identificando os riscos para os turistas, e, em seguida, fazendo propostas de intervenção com sinalização de advertência onde for necessário.

Conheça os palestrantes

Dr. David Szpilman, TC RR CBMRJ, Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA); Médico da Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro; Fundador da International Drowning Research Alliance – IDRA, e membro da Comissão de Prevenção e Médica da International Lifesaving Federation – ILS.

Antonio Schinda, TC CBMPR, especialista em Mergulho de Resgate; diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), e mestre em Políticas Públicas e Educação.

Antonio Luiz Soares da Silva, Major CBMTO, diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), especialista em Salvamento Aquático, Mergulho de Resgate, Gerenciamento de Segurança Pública e Estatística.

Claudenir Celestino de Jesus, ST CBMSP, especialista em Salvamento Aquático, Mergulho de Resgate e Segurança do Trabalho.

Cléber Sobrinho, TC CBMTO, Especialista em Salvamento Aquático, Mestre em Educação, Doutor em Ciências Ambientais, Maratonista Aquático.

Luciano Messias Lauro Vieira, Guarda-vidas do Espírito Santos, Instrutor SOBRASA, Chefe de Departamento KIM NA ESCOLA.

Palestras

08h30 às 08h50 - A problemática dos afogamentos no Brasil, TC BM/RJ Dr David Szpilman; 09h10 às 09h30 - Programa Município + Resiliente em Afogamento, TC BM/PR Antonio Schinda; 09h50 às 10h10 - “Operação Viva Verão” / Prevenção aos afogamentos no município de Botucatu/SP, ST BM/SP Claudenir Celestino; 10h30 às 10h50 - Perfil ambiental dos afogamentos no Estado do Tocantins, TC BM/TO Cleber José Borges Sobrinho; 11h10 às 11h30 - A problemática dos afogamentos no Estado de Tocantins e as novas estratégias de enfrentamento, MAJ BM/TO Antonio Luiz Soares; 14h00 às 14h30 - Oficina 1 -  MUNICÍPIO+RESILIENTE EM AFOGAMENTO, TC BM/PR Antonio Schinda e  MAJ BM/TO Antonio Luiz Soares; 14h50 às 15h20 - Oficina 2 - KIM NA ESCOLA, Prof. Luke Luciano; 15h40 às 16h10 - Oficina 3 - PISCINA+SEGURA, ST  BM/SP Claudenir.