Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Reunião com a equipe técnica de referência do município de Mateiros

Reunião com a equipe técnica de referência do município de Mateiros Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião com a equipe técnica de referência do município de Mateiros Reunião com a equipe técnica de referência do município de Mateiros

Com proposta de fortalecer o Serviço Família Acolhedora Regionalizado, equipes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizam, entre os dias 12 e 16, reuniões para orientação dos gestores municipais do serviço, além de visitas às famílias atendidas em municípios da região do Jalapão, São Félix do Tocantins e Mateiros.

“As visitas são realizadas por equipes da Setas, quinzenalmente, e têm o objetivo de acompanhar e orientar as famílias biológicas e as acolhedoras, além das crianças e adolescentes atendidos pelo serviço, segundo a gerente do setor de Proteção Especial da Setas, Canilda Cruz. “Devido à pandemia os atendimentos presenciais foram retomados no mês de abril, atendendo os devidos cuidados sanitários”.

A sede do Programa Família Acolhedora Regional está localizada em Palmas. Na Regional Centro Leste, que abrange os municípios do Jalapão, o serviço atende seis pessoas.

“Para garantir o êxito ao serviço, o Governo do Tocantins, por meio da Setas realiza um trabalho social essencial que envolve, dentre outras coisas, seleção, preparação, mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio, além da articulação interinstitucional com demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos”, segundo  a gerente Canilda Cruz. O serviço está previsto no Estatuto e assegura os direitos da adolescência e infância.

Família Acolhedora

É um serviço social que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem.