Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação Senar

Foto: Divulgação Senar

No município de Almas, região sudeste do estado, participantes da comunidade quilombola Baião colocaram a mão na massa e no curso de “Panificação Rural”. Durante uma semana, as alunas aprenderam a fabricar diferentes tipos de pães, baguetes, enroladinhos, quibes, além de outras delícias encontradas em padarias, lanchonetes e restaurantes da cidade e região.

O presidente da Associação quilombola, Siran Nunes, pediu ao Sindicato Rural de Almas que promove essa capacitação para as mulheres que integram a entidade e que aspiravam uma oportunidade para melhor a renda familiar, solicitação que foi prontamente atendida pelo sistema Faet/Senar/Sindicatos, “Sabemos que hoje o mercado de trabalho está muito competitivo e se as pessoas não buscarem novos conhecimentos que proporcionem alternativas de renda vão ficando para trás, sem trabalho e desqualificadas ”, destacou.

“O curso é bem prático e quando a gente experimenta fazer o que aprendemos, fica bem mais fácil. Cada um tem a oportunidade de fazer a mistura dos ingredientes, o preparo da massa e o cozimento, para que eles saiam daqui sabendo cada etapa do processo. O nível da turma é excelente e eles pegaram tudo muito rápido”, comentou a instrutora do Senar, Meirilene Oliveira.

O curso é uma parceria com o Sindicato Rural de Almas e beneficia alunas como Valdivina Marques que já trabalha com vendas, mas quis se capacitar na área da panificação para ampliar seu negócio “Resolvi participar do curso para melhorar minha renda e aprimorar meu negócio. Já tenho uma clientela boa e vi no curso uma oportunidade de começar a comercializar esses produtos, já que aqui na cidade não tem muita opção e eu pretendo inovar com o que aprendi”, disse.

Quem já tinha um bom domínio na cozinha e também quis agregar mais conhecimento foi a aluna Suelene Pereira, que trabalha no tatersal do parque de exposições. “Apesar de já ter experiência, quando soube do curso, fui uma das primeiras a me inscrever. Meu objetivo é produzir alimentos com qualidade para servir aos clientes que participam dos eventos da Nova Era Leilões.  Não tenho dúvidas de que vou crescer cada vez mais”, completou.

Para o presidente do sindicato rural, Sandra Santana, “ações como essa serão incentivadas pelo sindicato e serão cada vez mais comuns. Estamos trazendo esse curso em parceria com o Senar para dar oportunidades de capacitação e abrir portas para o mercado de trabalho para quem quer mudar de vida, além de incentivar o desenvolvimento de novos negócios”, destacou.