Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cantora e compositora tocantinense Edi Ribeiro lança nesta quinta-feira, 22, o videoclipe ‘As Quebradeiras de Coco’, projeto de música contemplado pelo edital 018/2020, promovido pela Fundação Cultural de Palmas com recursos da Lei Aldir Blanc e parceria da Casa do Artesão de Taquaruçu. O lançamento acontecerá no canal da cantora no YouTube, às 19 horas. O nome do projeto deriva da composição autoral da artista ‘Infância e Quebradeiras de Coco'. 

A cantora explica que o conteúdo cultural, que inclui música, imagens e depoimentos, tem como objetivo o registro, a preservação e o reconhecimento do papel social das mulheres quebradeiras de coco das comunidades tradicionais, na preservação socioambiental dos babaçuais. O projeto também tem a finalidade de reforçar o brincar na infância como expressões culturais, naturalmente educadoras e promover nos filhos, por meio das ferramentas da música e audiovisual, o incentivo à valorização da própria ancestralidade. 

“Queremos propiciar um novo olhar a essa identidade tradicional, importante no início da formação do povoado de Taquaruçu, dando visibilidade à história de vida de empoderamento econômico e defesa do meio ambiente”, destaca a artista. 

Edi ressalta também a importância dos editais da Lei Aldir Blanc para a realização de projetos durante a pandemia. “Os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc foram fundamentais no fomento da cadeia produtiva econômica, acolhimento emergencial de sobrevivência dos artistas e na continuação da produção, distribuição de bens e serviços culturais gratuitos à população”, avalia.