Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lidiane Barbosa

Foto: Lidiane Barbosa

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta terça-feira, 20, o índice de cobertura vacinal contra brucelose do primeiro semestre de 2021. Foram vacinadas 565.735 bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre 3 e 8 meses, o que representa um índice de 96,98% do total de bezerras com idade vacinal no Estado. Este percentual está bem acima da meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 80%.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou o compromisso dos produtores rurais no controle da brucelose. “Este é o segundo maior índice de cobertura vacinal contra brucelose da história do Tocantins, e é o maior número de bovídeas já vacinadas em uma etapa da campanha. Creditamos este dado positivo ao compromisso dos produtores rurais tocantinenses no controle desta doença, e também ao trabalho sério que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Adapec no controle desta zoonose, que pode trazer prejuízos econômicos e afetar a saúde pública”, disse Paulo Lima.

A responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, explicou que os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pela Adapec com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração, e, além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51.

Para executar a vacinação com a RB 51, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado de vacinação para comprovação junto à Agência e desbloqueio da ficha de movimentação. Vale ressaltar que, esta vacina contra brucelose é de microorganismos vivos atenuados, por isso, só deve ser feita por estes profissionais devidamente cadastrados.