Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma quadrilha suspeita de cometer fraudes bancárias eletrônicas no Tocantins é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 22, em Palmas, Guaraí e Pindorama. De acordo com a PF, os criminosos se utilizavam de cyberpirataria para pagar boletos, causando prejuízos à Caixa Econômica Federal (CEF).

As investigações apontaram que empresários teriam se utilizado dos serviços de crackers para pagamento de boletos por intermédio de fraudes eletrônicas ao sistema bancário. Esses boletos eram pagos integralmente por esses crackers, a partir da invasão de contas bancárias de terceiros.

Os investigados obtinham um lucro de 50% dos valores em relação aos valores dos boletos, visto que pagavam somente 50% dos valores em boleto aos cyberpiratas pela prestação do serviço.

A Polícia Federal cumpre 3 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas nas cidades alvos da operação. Ao todo, 12 policiais estão envolvidos.

A PF não divulgou o nome dos investigados e nem se foram efetuadas prisões até o momento. “A operação deflagrada pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins tem como objetivo a proteção ao erário e a valorização da regular atividade econômica no Estado, buscando coibir as práticas criminosas utilizadas por algumas empresas para a quitação de suas obrigações financeiras. Com esta ação a Polícia Federal espera, ainda, robustecer o conjunto probatório formado, assim como colher novos elementos da participação de outros criminosos, que participem ou se utilizem do mesmo modus operandi”, informou a PF.

Ainda de acordo com a corporação, os investigados responderão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e estelionato.

A operação foi chamada de Fifty-fifty, expressão em inglês que em livre tradução significa meio a meio, em referência à prática de repartição pela metade de encargos ou benefícios, utilizada pela associação criminosa.